Com a chegada das férias de fim de ano, todos querem um carro para viajar. Mas você sabe o que avaliar ao pesquisar o aluguel de carro? Descubra aqui!

Cair na estrada e fazer aquela viagem de férias é o objetivo da maioria dos brasileiros. Após muitos meses de trabalho, esse momento de descanso é sempre muito aguardado por qualquer pessoa.

Contudo, é muito comum surgir questões como: com qual veículo ir? Como alugar um carro?. E engana-se quem pensa que isso ocorre apenas com as pessoas que não possuem veículo próprio.

Com o crescimento do serviço de locação de automóvel, ficou muito mais fácil, e às vezes mais econômico, alugar um carro do que viajar com o próprio veículo. Porém, para fazer um bom negócio é importante estar atento a alguns fatores.

Dicas na hora de fazer o aluguel de carro

O aluguel de carro pode ser muito vantajoso para qualquer pessoa, tenha ela um automóvel próprio ou não. Mas antes de assumir esse compromisso, vale a pena considerar alguns pontos fundamentais.

Requisitos necessários

Toda empresa de locação possui critérios específicos para viabilizar o aluguel para os clientes. Os requisitos mais comuns são:

  • Ser maior de 21 anos, ser habilitado há mais de 2 anos e estar com a CNH válida
  • Comprovante de residência
  • Documento de identidade (RG e CPF originais)
  • Cartão de crédito do titular dentro da validade

 

Sem o cumprimento de um dos requisitos citados, dificilmente uma empresa irá prosseguir com a locação.

Calcule o seu orçamento

Antes de efetuar a locação do veículo, é importante que tenha em mãos a quantidade de dinheiro disponível para arcar com todos os custos do veículo. E não basta apenas considerar o valor a ser pago na locadora.

Considerar os gastos com combustível, lavagem do carro, pedágio, estacionamento e qualquer outro tipo de despesa que possa surgir devido ao uso do automóvel.

Destino e quantidade de pessoas

 

 

Outros fatores que são importantes ponderar é o trajeto e local para onde irá viajar e o número de pessoas que viajarão no carro. Esses dois pontos são decisivos na hora de definir o veículo que será alugado.

Saber se o percurso será apenas no asfalto ou terá parte na terra, se o destino é na praia, em meio ao campo, enfim, são detalhes que importam saber para escolher o carro que possua o necessário para lidar com os desafios que serão enfrentados.

Do mesmo modo, para que a viagem seja confortável para todos os viajantes é preciso alugar um carro que possua espaço para todo mundo e também para a bagagem de todos.

Transmissão automática ou manual

É importante levar em consideração o tipo de transmissão, pois ela pode ser um fator crucial no conforto do motorista. O carro automático costuma exigir menos da direção, sobretudo em trechos urbanos por não ser necessária a troca de marcha constante.

Contudo, é uma comodidade que impacta no preço do aluguel de carro, pois os veículos de transmissão manual tendem a ser mais baratos.