Os insumos agrícolas são a melhor opção para aumentar a produtividade da área de plantio, mas é preciso saber o que usar. Veja dicas que vão te ajudar nessa escolha!

O moderno produtor do campo está sempre em busca de alternativas para melhorar o rendimento do seu terreno. Compra de maquinários novos, pneus agrícolas mais eficientes, fertilizantes são exemplos de insumos agrícolas mais procurados.

Por insumo agrícola pode-se considerar tudo o que o agricultor pode investir em sua produção para obter mais eficiência e produtividade. Assim sendo, abarca desde defensivos, fertilizantes e adubos até equipamentos diversos.

Contudo, mais do que aplicar uma grande quantidade de dinheiro nesses recursos, é saber quais produtos adquirir em cada momento e para cada caso. Não adiantará nada comprar um defensivo contra praga se ele não servir para o tipo de praga na sua plantação.

Por esta razão, separamos diversas dicas para que você possa se orientar e avaliar quais os tipos de insumos serão mais benéficos para o seu caso.

Escolhendo os melhores insumos agrícolas

 

 

Para obter os melhores resultados na produção, aumentando a produtividade com diminuição dos custos, é preciso estar atento na hora de efetuar a compra. Confira as dicas a seguir para não errar nesse momento crucial.

Características da matéria-prima

Ao avaliar a compra de aditivos agrícolas, como controladores de pragas, adubos e fertilizantes para melhorar o desempenho do solo, o fator mais importante a se averiguar é a qualidade da matéria-prima utilizada em sua composição.

A eficiência desses produtos é reflexo direto dos componentes que foram utilizados na sua produção. Assim, quanto melhor a matéria-prima, melhor serão os benefícios que ele irá oferecer. 

Essa dica também vale para outros insumos. Por exemplo, na hora de comprar um pneus agrícola, compare a composição dos pneus de marcas diferentes, isso ajudará a fazer a melhor escolha

Conheça os fornecedores

Os fornecedores são um dos grandes aliados do produtor rural, pois ajudam a facilitar o acesso a todo tipo de insumo, realizando a curadoria de bons produtos, com boas opções de preços e formas de pagamento.

Contudo, para que essas facilidades sejam alcançadas é importante conhecer a reputação dos fornecedores. Procure conversar com outros clientes, procurar informações na internet, ver quais marcas eles trabalham. Assim evita-se possíveis problemas em seu negócio. 

Prazo de validade

Assim como os alimentos que compramos no supermercado, os insumos possuem data de validade que garante a total eficácia no seu uso. Comprar produtos que possuem longo prazo de validade é sempre a melhor escolha.

Mas só isso não basta, é importante também ter um bom controle de estoque para que sempre utilize os produtos antes que expire a sua validade.

Clima e solo

Outros fatores que fazem a diferença são as condições climáticas e as características do solo. É preciso saber como se comporta o clima da sua região, pois a eficácia do insumo pode variar conforme as características do tempo.

Da mesma forma, saber as propriedades do seu território interfere diretamente no tipo de equipamento que poderá usar. Um exemplo, é adquirir o tipo de pneu certo para que os pneus agrícolas tenham o melhor desempenho.