Entenda quais as diferenças do carro automático para um veículo manual e saiba qual a melhor opção para seu caso

Está pensando em trocar de carro ou comprar um veículo novo? Com tantas opções disponíveis no mercado, é possível que você fique em dúvida de qual a melhor alternativa para atender às suas necessidades. 

Isso porque, para além da enorme variedade de modelos e tecnologias, existem outras questões que podem influenciar diretamente na sua escolha, como é o caso dos carros automáticos ou manuais. 

Embora os carros de câmbio manual sejam mais populares, os que possuem tecnologia automatizada estão ganhando cada vez mais espaço no mercado e se tornando a principal escolha dos brasileiros. 

Pensando nisso, no conteúdo de hoje vamos te apresentar as principais vantagens do carro automático para te auxiliar a tomar essa decisão tão importante. Acompanhe!

Qual a diferença entre o carro automático e o carro manual?

Antes de apresentar os benefícios do carro automático, é preciso compreender o que o diferencia de um carro manual. 

Em linhas gerais, a principal diferença está na presença da embreagem e da caixa de câmbio. Enquanto no manual a troca de marchas é feita de forma mecânica, no carro automático o motorista não precisa se preocupar com essa questão. 

O próprio sistema do carro faz a mudança de marchas conforme a necessidade e rotação do motor, sendo a função do piloto apenas acelerar e frear o veículo.

Quais as vantagens do carro automático?

benefícios de um carro automático

Agora que você já sabe como funcionam, é hora de conhecer as principais vantagens do carro automático:

Mais economia de combustível

Veículos que possuem a tecnologia de câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável) possuem transmissão eficiente das marchas e não utilizam engrenagens, favorecendo a economia de combustível. 

Mais praticidade e comodidade

Principalmente para quem precisa enfrentar o trânsito intenso das grandes metrópoles, o carro automático é uma escolha mais assertiva, uma vez que o motorista não precisa fazer a constante troca de marchas. 

O pé esquerdo fica livre, você faz menos esforço para subir ladeiras, não corre o risco de deixar o carro morrer, tampouco deixá-lo descer acidentalmente, causando prejuízos financeiros.

Maior foco na pista

Não se preocupar em trocar de marchas também dá ao motorista mais foco e concentração, podendo focar apenas no trânsito e na pista à frente.

Afinal, qual o melhor para o dia a dia?

Se você busca praticidade, conforto e mais segurança, então optar pela compra de um carro automático é a melhor saída para você. 

No entanto, é preciso esclarecer que não existem apenas vantagens do carro automático, mas também há algumas desvantagens nesse tipo de veículo. 

O custo de compra e manutenção é certamente um ponto negativo na escolha dos veículos com câmbio automático, uma vez que são bem mais elevados quando comparados aos carros manuais. 

Há também uma dificuldade maior no quesito venda de veículo, por isso, o melhor é avaliar o custo beneficio. 

Nestes casos, vale avaliar sua disponibilidade financeira, bem como os benefícios a longo prazo para definir qual escolha mais assertiva de acordo com a sua realidade.