Para que a viagem de carro seja perfeita é preciso utilizar o modelo correto para evitar problemas e desconforto. Veja quais os modelos indicados para cada tipo de viagem!

Viajar é sempre um momento especial para qualquer pessoa. Descansar do trabalho, curtir uma aventura em família, conhecer novos lugares e experiências, visitar parentes distantes, enfim, os motivos são inúmeros.

E um dos modos mais prazerosos é viajar de carro, curtir as paisagens pelo país afora, parar em um lugar inusitado, viajar no seu ritmo, tudo isso são coisas que só o carro permite. Porém, pode ser que nem tudo saia como flores no jardim.

Esse tipo de viagem pode se tornar bem problemática, com muito desconforto e péssimas lembranças para os familiares. Isso ocorre quando utilizamos um tipo de carro não indicado para a viagem em questão.

Por esta razão, na hora de programar uma viagem de carro é fundamental considerar a categoria de carro que será necessário para que tudo saia da melhor forma possível.

Conheça as categorias para cada tipo de viagem de carro

O mercado automobilístico possui uma grande variedade de marcas e modelos para todos os gostos. Mas quando o assunto é viajar, algumas categorias se destacam por serem melhores para um determinado tipo de viagem.

Viagem em família

Viajar com a família inteira é um dos momentos mais legais, afinal na vida diária nem sempre é possível passar um tempo com todos juntos. Mas também representa um desafio, como alocar todas as pessoas e bagagens de forma confortável e segura?

Nesses casos, o mais indicado é investir em carros que sejam do tipo Van ou Minivan. Essa categoria possui como característica maior espaço interno, trazendo espaço para as malas e conforto para toda a família.

Viagem longa

As viagens de longa distância sempre requerem um planejamento mais detalhado. Apesar de muitos pensarem em formas de economizar combustível, outros fatores são importantes, como conforto, desempenho e utilidades disponíveis no veículo.

Reunindo todos esses elementos em um mesmo carro, os SUVs (Veículo Utilitário Esportivo, em português) possuem tração 4x4, boa potência de motor, recursos digitais, como computador de bordo e televisores para os passageiros.

Com essas comodidades, esse modelo é o mais indicado para essa modalidade de viagem.

Viagem off-road

 

Os amantes de aventuras radicais tem como meta enfrentar todo tipo de terreno, terra, asfalto, lama, água, enfim, independente do que vier pela frente, o importante é a adrenalina do momento.

Por isso, os veículos do tipo Pick-ups (picapes) são os mais procurados por todos aventureiros. Entregando muita potência e tração nas quatro rodas, esses veículos superam com facilidade qualquer tipo de aventura radical

Viagem de curta distância

Quando surge aquele feriado prolongado, uma folga na agenda que permite fazer a famosa viagem de carro bate-volta, é preciso adequar um carro que possua uma boa economia de combustível e o mínimo de conforto, afinal é uma viagem pouco planejada.

Com isso, a categoria dos Compactos é perfeita. Esses modelos possuem grande autonomia, fazendo muitos quilômetros com pouco combustível, pois seu foco é justamente um rápido deslocamento, com comodidade e pouco gasto.

Independente do tipo de viagem que for fazer, é fundamental sempre fazer manutenção preventiva e verificar a validade dos pneus para que possa viajar com total segurança.