Escolha interfere diretamente na quantidade e na qualidade do trabalho desempenhado

 

As máquinas agrícolas são indispensáveis para o setor da agricultura. Foi na Revolução Industrial, no século XVIII, que a mecanização passou a fazer parte das atividades rurais, mediante o uso de colheitadeiras, tratores, semeadeiras e afins.

 

Porém, não basta apenas ter essas máquinas nos campos: elas devem estar em perfeitas condições de funcionamento, o que não depende apenas de seus sistemas mecânicos, pneumáticos e elétricos como também dos demais elementos que as compõem, entre eles os pneus.

 

Seu impacto é direto na produtividade e na eficiência do que é realizado nos campos, mas pode ser que você nunca tenha pensado nisso. Para esclarecer a questão, vamos entender exatamente como se dá essa influência. Continue conosco!

 

Como os pneus afetam a produtividade das máquinas agrícolas?

 

Através de diferentes variáveis, como as seguintes:


Tipo


Assim como há diferentes variações de pneus para automóveis comerciais, o mesmo se aplica às máquinas agrícolas. Entre os tipos de pneus, é preciso escolher entre agrícola diagonal, agrícola radial, alta flutuação e implemento, cada um com suas próprias características, como composição e formato, de modo que a produtividade seja a maior possível.


Qualidade


Há pneus com as mesmas características, porém de qualidades diferentes. Quanto maior ela for, maior também será o tempo que os pneus poderão ser utilizados e manter suas condições ideais, o que, por sua vez, aumenta a produtividade dos maquinários agrícolas e reduz o downtime causado por manutenções e substituições.


Altura das garras


De acordo com o tipo de solo, é necessário ter pneus com alturas diferentes de garras, de modo que sua tração seja suficiente para lidar com os desníveis naturais dos ambientes agrícolas. Seu funcionamento é similar ao dos sulcos dos pneus automotivos, que permitem o escoamento da água e uma tração mais segura e sólida, mas enquanto esses são fundos, as garras são proeminentes.


Calibragem


É importante que a calibragem siga as orientações do fabricante, o que interfere diretamente na condução de quem está guiando as máquinas agrícolas. Pneus com pressão abaixo da indicada podem se deformar e correr fora do footprint (marca do pneu no solo), enquanto os com pressão acima podem ficar ovais, o que tornaria o footprint mais acentuado no centro da rodagem.


Consumo


Pneus devidamente calibrados também garantem que as máquinas gastem o mínimo de combustível possível, o que, por consequência, permite que elas possam operar por mais tempo e, assim, ofereçam uma produtividade maior.

O desempenho das máquinas agrícolas está diretamente relacionado aos pneus utilizados

 

Assim como o desempenho, a estabilidade e a segurança de um automóvel de passeio dependem em boa parte dos pneus, o mesmo se aplica às máquinas. Esses elementos são indispensáveis para que a tração e a condução sejam feitas de uma maneira segura, confiável e eficaz.

 

Portanto, além da escolha de máquinas agrícolas de boa qualidade e procedência, lembre-se também da importância de escolher bons pneus agrícolas. Certamente, isso fará total diferença no rendimento do trabalho e também em sua efetividade!