Saiba como os pneus influenciam no desempenho do seu carro

 

Você sabia que a qualidade de pneus interfere diretamente na forma que o carro se comporta pelas ruas, estradas e outros terrenos? Este é um assunto que exige cuidado ao ser analisado.

 

Se você não sabe muito bem como isso acontece, fique tranquilo, pois veio ao lugar certo! Continue conosco e entenda a importância dessa relação.

 

DE QUE FORMA A QUALIDADE DE PNEUS AFETA O DESEMPENHO DO CARRO?

 

De várias maneiras. Algumas das principais são as seguintes:


Segurança

Ter bons pneus significa que eles terão o comportamento adequado quando em contato com o solo, ou seja, as conversões e curvas serão feitas sem sustos (desde que dentro dos devidos limites de velocidade, é claro) e o tempo de frenagem será maior, o que pode evitar sérios acidentes.


Estabilidade


Como os pneus são o elo que conecta o carro ao solo, qualquer problema afeta a estabilidade do carro. Se um estiver muito mais gasto que o outro, por exemplo, pode-se prejudicar o funcionamento do sistema de suspensão, além do fato de o carro não andar com tanta estabilidade quanto poderia. Por isso, também é importante realizar a calibragem correta dos pneus.

Tração


A capacidade dos pneus precisa ser suficiente para que o carro consiga lidar com terrenos adversos. Quando o solo está molhado, é preciso que a água percorra os sulcos da banda de rodagem para evitar a aquaplanagem, ao passo que outros tipos de solo, como lama e quando há excesso de folhas e outros elementos, por exemplo, também demandam tração para que o carro consiga se movimentar com eficiência e segurança. Além disso, quanto maior a tração, maior a potência transferida.

 

Economia de combustível


Embora não esteja diretamente relacionado ao desempenho, o objetivo é de que o aproveitamento do combustível sempre seja o melhor possível para que a conta do posto não pese tanto no bolso. Pneus de boa qualidade, em perfeitas condições e com a calibragem adequada permitem que o veículo se locomova gastando menos combustível.


Controle


Quanto maior for a qualidade de pneus, maior será o “manuseio” que ele oferece, ou seja, a resposta e a reação que o veículo apresenta em consequência das manobras feitas pelo motorista. Bons pneus trazem um nível elevado de controle ao automóvel, o que é indispensável para garantir a segurança e a eficiência.


Velocidade


Nem todos sabem disso, mas há códigos no pneu que determinam qual é a velocidade máxima que eles podem percorrer. Logo, automóveis mais potentes também demandam pneus que se mantenham confiáveis mesmo quando submetidos a velocidades mais altas.

 

A QUALIDADE DOS PNEUS DIZ MUITO SOBRE O FUNCIONAMENTO DOS AUTOMÓVEIS

 

Muito além de ser um item obrigatório para os carros, é fundamental escolher os pneus com cautela, já que as influências são diretas para o seu desempenho e até mesmo para a experiência obtida ao dirigir.

 

Dada a relevância da qualidade de pneus, sempre opte pelos de melhor qualidade. Ao se atentar a isso quando for comprar pneu de carro, você obterá os melhores resultados possíveis com o seu automóvel!