Entenda quão importante é este procedimento!

 

O pneu do carro é um item que nem sempre é analisado com o cuidado que merece. Afinal de contas, é ele que permite que o veículo se locomova pelas ruas e estradas, além de ser o verdadeiro elo entre o carro e o solo.

 

Porém, nem todos sabem porque os pneus precisam ser trocados periodicamente, e ainda além, quando é o momento de fazer a substituição. Se você também tem essas dúvidas, continue conosco e conheça as respostas!

 

É IMPORTANTE TROCAR O PNEU DO CARRO?

 

Sem dúvidas! Seu impacto é enorme no funcionamento do veículo e principalmente em sua segurança, ou seja, até mesmo um carro impecável em termos de manutenções mecânicas, elétricas, hidráulicas e outras pode apresentar sérios problemas com pneus que já passaram da hora.

 

Um estudo da Allied Market Research estimou que o valor de mercado dos pneus automotivos fosse de US$ 112,16 bilhões em 2019, o qual deve atingir US$ 154,4 bilhões em 2027, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 4,1% entre 2020 e 2027.

 

Este valor também demonstra como a troca do pneu do automóvel é fundamental. Afinal de contas, por ser um mercado que movimenta cifras bilionárias todos os anos, é evidente sua importância para todos os automóveis.

 

A troca dos pneus do carro pode melhorar os seguintes aspectos:

 

SEGURANÇA

O principal ponto está aqui, já que eles proporcionam um melhor desempenho em basicamente toda a condução do veículo. Além disso, pneus novos apresentam sulcos profundos, o que é essencial para que a água do solo possa ser superada sem prejudicar o contato entre o pneu e o solo.

 

DESEMPENHO

Da distância de frenagem à velocidade com que você pode fazer uma curva, existe uma relação direta com a qualidade do pneu do carro. Em maior proporção, isso pode ser visto nas corridas de Fórmula 1 e de outras categorias, em que os pneus são substituídos para oferecer vantagens competitivas aos pilotos.

 

ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL

Pode parecer estranho, mas as condições dos pneus afetam diretamente a quantidade de combustível que o carro consome. Quando eles estão muito desgastados e irregulares, exemplo, o motor precisa fazer mais força para que o veículo se movimente e, com isso, usa mais combustível. Também é importante manter a calibragem em dia, a qual varia de acordo com cada carro.

TRAÇÃO

Chuva, lama e solo com muitas folhas são algumas condições que interferem na condução do veículo e que demandam pneus de boa qualidade para manter seu desempenho e segurança.

 

CONFORTO

Até mesmo o conforto é modificado pelo pneu do carro, já que os novos fazem menos barulho e permitem uma condução mais fluida e suave.

 

QUANDO TROCAR O PNEU DO CARRO?

 

Não existe um número definitivo de quilometragem ou de tempo, já que tudo depende da forma com a qual o veículo é conduzido, das condições climáticas que os pneus enfrentam e até de sua qualidade. Porém, via de regra, é necessário olhar para a altura da banda de rodagem.

 

Em outras palavras, isso significa o quanto o pneu está desgastado, o que diminui a profundidade de seus sulcos. Por lei, sua altura mínima é de 1,6 mm, ou seja, quando eles tiverem sulcos menos profundos que isso, é hora de fazer a substituição.

 

Existe, porém, um indicador que facilita bastante neste sentido: o TWI (Tread Wear Indication, ou indicação de desgaste do piso). Este é um marcador de desgaste que indica quando é o momento de trocar os pneus com bastante precisão.

 

Para identificá-lo, procure por um triângulo ou pela sigla TWI na lateral do pneu. Quando encontrar, siga uma linha reta até a banda de rodagem para encontrar onde o marcador está. Se já for possível visualizar este marcador, então os pneus devem ser substituídos imediatamente.

 

A Big Tires tem o pneu do carro perfeito para você, com vários aros, especificações e marcas. Assim, você pode fazer a melhor escolha possível, que ajuda na segurança e no desempenho, e o melhor de tudo, com ótimos preços e condições de pagamento!