A leitura da ação do dólar na agricultura garante ao produtor manter a saúde econômica do seu negócio em segurança 

Atento ao mercado internacional e nas flutuações constantes da moeda, o produtor percebe a ação do dólar na agricultura. A economia atua diretamente no campo e em dois canais diferentes, principalmente para aqueles que exportam.

Não adianta ignorar, seja o pequeno ou o grande produtor, é preciso estar sempre atento a economia no geral. Em pleno século XXI se alienar em relação à economia nacional e mundial, é como ignorar a tecnologia que nos permeia.

Entender sobre a atuação direta do dólar na agricultura não requer grandes conhecimentos teóricos de importantes ecônomos dos últimos 50 anos. Se trata muito mais de estar atento ao mercado.

E por que é tão importante saber o que acontece no mundo e as oscilações do dólar?

Para responder a isso é preciso reconhecer às duas vias que a moeda atinge os produtores: gastos e renda.

O dólar na agricultura e as duas vias

Muda crescendo através de uma nota de dólar

Cientes de que não estamos nesse mundo sozinhos, com os produtores não seria diferente. Eles não só produzem, como consomem, inclusive para produzir e isso atinge diretamente em alguns desafios nas agriculturas familiares

Neste sentido da mão, lidamos com o quanto a variação do câmbio pode atrapalhar os negócios de todos os níveis de produtores.

De 2020 até este ano a cotação do dólar se elevou extensivamente, com o adendo da pandemia de COVID-19 e atingiu todos os mercados, aumentando além do esperado os insumos, sejam eles defensivos ou fertilizantes agrícolas.

Essa alta de produtos que necessitam muitas vezes ser importados, atingiu no bolso de quem só vive a base do real, levantando a importância e o impacto do dólar na agricultura.

Na outra mão temos que notar o Brasil no mundo como um dos maiores produtores de agrícolas, atendendo diferentes mercados de commodities como a café, soja e carne, e também frutas como melancia e mamão papaya e até pimenta.

Isso nos introduz a grandeza do mercado e que tudo isso parte para além de terras brasileiras, gerando renda em diferentes moedas. 

Para quem exporta o mercado pode ser um sonho, pois a desvalorização do real em relação ao dólar faz com que ao produto valha mais ao ser feita a conversão para o real.

Ter noção dessas duas vias torna o produtor preparado para os desafios que enfrentará, visualizando ainda todas as projeções de mercado do agronegócio em 2022.

Um exemplo de como ter uma boa leitura da ação do dólar na agricultura, é ver que já no primeiro trimestre do ano já tivemos uma baixa da moeda, isso diminui os lucros e também os gastos.

Ao visualizar como o câmbio flutua fica mais fácil analisar as ações que o produtor pode tomar a cada momento e não ficar refém da necessidade e escravo do valor da moeda a cada momento. 

Tudo isso pode ser observado e monitorado através de técnicas de administração rural, as quais são de suma importância para prosperidade do agronegócio.