Devido ao aumento do preço, economizar gasolina se tornou uma prioridade; confira nossas dicas

Não é novidade para ninguém que economizar gasolina se tornou uma necessidade. Afinal, desde o ano passado, o Brasil sofre com a alta dos preços dos combustíveis, quase alcançado a marca de 70% de aumento em relação ao ano de 2020.

Esse percentual só perde para o ano de 2002, em que houve um acumulado de mais de 100%, embora naquela época a alta nas refinarias não tenha sido repassada totalmente aos consumidores finais, como é o caso atualmente.

Infelizmente, as previsões são de que os valores continuem elevados, principalmente se o conflito entre Rússia e Ucrânia se prolongar muito.

5 dicas de como economizar gasolina 

Pensando em te ajudar, reunimos algumas dicas de como economizar gasolina. Confira a seguir!

Mantenha a revisão do automóvel em dia

De acordo com o que dizem os especialistas, manter o veículo sempre revisado é capaz de evitar o consumo excessivo de gasolina, alguns afirmam que a diferença é de até 15% a menos.

Da mesma forma, respeitar o tempo de troca de óleo do veículo também tende a ser bom para o bolso e para a redução do gasto com a gasolina. 

Isso porque o óleo não somente lubrifica o motor do veículo, mas também reduz os atritos, além de resfriar a parte interna do automóvel.

Mantenha os pneus sempre calibrados

Homem calibrando pneus

Manter a calibragem dos pneus em dia é essencial, já que, se eles estão murchos, existe mais atrito com o solo e, consequentemente, maior esforço do motor e maior consumo de combustível.

A indicação é que toda semana sejam verificados todos os pneus, inclusive o estepe, quando ainda estiverem frios.

Adote uma condução mais defensiva

Se a sua intenção é economizar gasolina, uma alternativa excelente é adotar uma direção mais defensiva, já que, além de evitar acidentes, reduz o consumo do combustível.

Evitar freadas bruscas, trocar as marchas de forma suave e não acelerar de maneira muito forte ajudam a prevenir o desgaste do motor, evitando o desperdício do combustível, tão caro atualmente.

Evite carregar peso desnecessário

Muitos já sabem, mas é interessante reforçar: quanto mais pesado o carro estiver, mais esforço o motor precisará fazer e, obviamente, mais gasolina irá consumir.

Nesse sentido, a fim de evitar desperdício, verifique se há realmente a necessidade de carregar tudo o que você carrega em seu carro. Qualquer redução de peso será capaz de impactar na diminuição do valor gasto com o combustível.

Controlar o uso do ar condicionado

Existem pessoas que não vivem sem ar condicionado em suas vidas, seja em casa, no trabalho ou no volante.

Infelizmente, manter o ar condicionado do veículo ligado constantemente impacta diretamente no gasto de combustível, já que o equipamento é operado pelo motor.

Assim, se sua intenção for economizar gasolina, opte por manter o ar condicionado desligado e ligue somente quando for realmente necessário.

Gostou de nossas dicas? Aplique-as no dia a dia e veja a diferença que fará para o seu bolso!