Veja quais são os principais desafios enfrentados por quem trabalha com agricultura familiar!

Os agricultores enfrentam vários desafios, desde alimentar uma população global em expansão até atender às demandas crescentes que envolvem a produção de mais alimentos.

No entanto, as terras brasileiras inexploradas podem fornecer tudo isso e muito mais para o pequeno trabalhador rural, pois a agricultura familiar é indubitavelmente uma profissão nobre e vital; porque sem agricultura, o mundo inteiro morreria de fome. 

Conheça alguns dos principais desafios enfrentados por quem trabalha nessa área!

Falta de informação

O acesso limitado à informação é o principal desafio que a maioria dos agricultores de pequena e grande escala enfrentam hoje em dia, com a maioria dos agricultores perdendo novos e melhores métodos de cultivo, o que limita enormemente sua produção. 

Os agricultores localizados em lugares remotos sofrem mais por não terem meios de acessar as informações devido à impossibilidade de pagar e operar dispositivos tecnológicos; mais ainda, o analfabetismo dos agricultores é o pior caso, porque eles são incapazes de processar informações importantes que não fazem diferença. 

Suporte financeiro insuficiente

Os lapsos encontrados nas práticas agrícolas colocam os agricultores em situações em que precisam de apoio financeiro para que possam crescer, expandir e melhorar seus rendimentos. 

Existem vários institutos de microfinanciamento em operação hoje no Brasil, mas muitos agricultores ainda não conseguem acessá-los e outros encontram financiamento atrasado. 

Soluções como sementes híbridas ou modificadas têm melhor rendimento e são mais tolerantes e resistentes a doenças do que outras, mas são vendidas a preços mais elevados do que as sementes normais. 

O apoio financeiro, seja pelo governo ou financiamento privado, ajuda muito os agricultores a adquirir as melhores práticas e sementes para rendimentos agrícolas mais fáceis e produtivos

Acesso a fertilizantes melhores

As terras agrícolas estão ficando mais caras com o passar do dia; e a maioria dos profissionais que atuam na agricultura familiar não têm escolha a não ser cultivar continuamente no mesmo pedaço de terra. 

O efeito da agricultura contínua resulta na degradação do solo, em que as terras férteis perdem a maior parte (senão todos) de seus nutrientes e se tornam improdutivas ou estéreis. 

Assim, os agricultores dependem muito de fertilizantes artificiais para permitir o cultivo e melhorar seus rendimentos; e a dificuldade de acesso aos fertilizantes necessários prejudica os esforços dedicados à agricultura nessas terras degradadas.

Acesso ao mercado

O marketing envolve levar os produtos agrícolas dos agricultores aos consumidores. O acesso aos mercados é um dos maiores desafios enfrentados pelos pequenos agricultores, o que afeta diretamente sua renda e padrões de vida. 

A falta de instalações de mercado e regulamentações governamentais inadequadas representam sérias ameaças aos agricultores, que, após a colheita, não conseguem vender seus produtos a bons preços. 

Consequentemente, isso leva a enormes perdas pós-colheita e desperdício de alimentos, que é outra questão desafiadora para a economia agrícola. 

Melhores instalações de mercado e boas regulamentações / políticas governamentais podem ajudar muito a ajudar os pequenos agricultores a comercializar e lucrar com suas colheitas.

Uma área fundamental para o país

Esses vários desafios enfrentados pela agricultura familiar no Brasil afetam o setor agrícola a montante e a jusante. 

A agricultura deve receber atenção adequada para melhorar a economia; e os pequenos agricultores devem receber apoio adequado para garantir a segurança alimentar da nação, bem como melhorar seu padrão de vida.