Veja algumas das principais diferenças entre aros em veículos e descubra qual opção escolher para seu veículo

Os aros instalados em um carro têm mais contribuições para fazer do que você imagina. Eles não existem apenas para a estética; eles impactam diretamente na segurança e no equilíbrio do desempenho.

Mas antes de prosseguirmos, o que é um aro? Um aro constitui o design circular externo da roda em que a borda interna do pneu é montada no veículo.

Existem vários tipos de aros, e fazer a escolha adequada é muito importante. 

Essa decisão terá importância no desempenho, no manuseio e também na aparência total do seu carro. Conheça algumas das principais diferenças entre aros em veículos e o que considerar na hora de escolher.

Aros de aço

Este é o mais comum de todos os aros. É também o mais barato e muitas vezes referido como “padrão de fábrica”. Está entre os mais fortes de todos os tipos de aros. 

Por outro lado, seu peso é um ponto negativo. Além disso, não são muito agradáveis ​​aos olhos quando comparados com outros modelos.

Dificilmente você verá alguém que queira aros de aço em seu carro novo nos dias atuais. É justamente por isso que as pessoas utilizam calotas para disfarçar o visual enquanto não fazem a troca.

Aros de liga leve

Os aros de liga leve são os próximos da linha. Eles estão assumindo a preferência dos consumidores e geralmente são feitos de alumínio ou magnésio ou ambos. 

Eles têm menos peso quando comparados aos aros de aço. Esse peso menor é bom para o motorista; você obtém aceleração mais rápida e movimento mínimo de parada.

Outro lado bom dos aros de liga leve é ​​que haverá menos tensão na suspensão do seu carro. Além disso, os aros de liga adicionam muito à boa aparência de um carro. 

Aros cromados

Os aros cromados não são tão comuns quanto os aros de liga e aço, mas são bem conhecidos por sua aparência brilhante.

Os aros cromados são usados ​​principalmente por sua estética e não por desempenho. Eles são facilmente arranhados e você não vai amá-los quando começarem a envelhecer.

O que considerar na hora de escolher seus aros?

Se você pensa em escolher os aros em veículos apenas usando o tamanho do pneu e a estética como base, leia isto antes de correr para pegá-los. 

Você tem três requisitos a cumprir para ter rodas ou aros que se ajustem ao seu carro e tenham uma aparência correta:

  • O tamanho da roda e o tamanho do pneu (em diâmetro) devem coincidir. Se você tiver pneus de 17 polegadas, precisará de aros de 17 polegadas;
  • A folga interna do para-choque é crítica, especialmente se você estiver aumentando o tamanho do aro. Aros maiores também exigem que você diminua o perfil lateral do pneu para manter o diâmetro externo apropriado;
  • Combine o padrão de parafuso com os aros e rodas do seu carro. Se o padrão do parafuso do aro não corresponder ao da roda, você está sem sorte. Verifique se você tem cinco ou seis porcas e certifique-se de que tudo se encaixa.

Lembre-se de que as rodas e os pneus precisam se encaixar, e os orifícios para as saliências precisam coincidir. Além disso, a roda inteira precisa caber dentro do para-lama com folga suficiente para manter as coisas seguras.