Confira alguns dos principais usos da tecnologia na agricultura e veja como esses recursos estão revolucionando o setor!

Para enfrentar os desafios gerados pela crescente demanda de alimentos, será necessário um esforço conjunto de governos, investidores e tecnologias agrícolas inovadoras. 

A agricultura do futuro não dependerá mais da aplicação uniforme de água, fertilizantes e pesticidas em campos inteiros. 

Em vez disso, os agricultores usarão as quantidades mínimas necessárias e se concentrarão em áreas muito específicas. E para fazer isso, o uso da tecnologia na agricultura será fundamental.

Veja alguns exemplos de ferramentas que já estão em uso dentro do setor!

Big data

O escopo para aplicação de big data é grande, e apenas começamos a explorar a ponta do iceberg. A capacidade de rastrear itens físicos, coletar dados em tempo real e prever cenários pode ser uma virada de jogo real nas práticas agrícolas.

Sensores plugados em tratores e caminhões, bem como em campos, solo e plantas auxiliam na coleta de dados em tempo real diretamente do solo.

Em seguida, os analistas integram as grandes quantidades de dados coletados com outras informações disponíveis na nuvem, como dados meteorológicos e modelos de preços para determinar padrões.

Finalmente, esses padrões e percepções ajudam a identificar problemas existentes, como ineficiências operacionais e problemas com a qualidade do solo, e a formular algoritmos preditivos que podem alertar antes mesmo que um problema ocorra.

Drones

Os drones oferecem um “olho no céu”, patrulhando pragas no campo ou pontos secos que requerem atenção extra. 

Os produtos podem ser rastreados com precisão usando localizações de GPS para cada ponto da viagem, em vez do tempo mais tradicional e da coleta de dados de mão de obra intensiva.

Esses são apenas alguns exemplos do uso da tecnologia na agricultura que estão agindo como um disruptor significativo, impulsionando mudanças e maior eficiência para centenas de mercados.

Agricultura 4.0 é mais do que apenas um movimento. O termo começou a ser usado como uma definição genérica para o próximo passo à frente nas fazendas, mas agora representa uma indústria mais inteligente e eficiente que faz uso total de big data e novas tecnologias para beneficiar toda a cadeia de suprimentos.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) tem visto uma grande aceleração nos últimos anos, com dispositivos inteligentes se tornando mais prevalentes e cada vez mais capazes de compartilhar uns com os outros. 

O uso de IoT como tecnologia na agricultura é um sistema que é construído para monitorar o campo de cultivo com a ajuda de sensores (luz, umidade, temperatura, umidade do solo, saúde da colheita, etc.) e automatizar o sistema de irrigação. 

Os agricultores podem monitorar as condições do campo de qualquer lugar. Eles também podem selecionar entre as opções manuais e automatizadas para realizar as ações necessárias com base nesses dados. 

Resumindo, imagine uma fazenda onde todas as informações úteis são unificadas de forma automática e contínua, permitindo que o fazendeiro continue com o trabalho que importa.