Confira algumas informações importantes sobre o aro dos pneus e veja como ele é fundamental no funcionamento do seu veículo.

 

O aro dos pneus mantêm a parte de borracha no lugar para que o veículo possa funcionar. Com tantos tamanhos e estilos disponíveis, você pode se perguntar qual é a diferença, como os aros funcionam e se as diferenças importam.

 

Os aros também são conhecidos como rodas e são necessários para todos os veículos, de automóveis de passageiros a veículos comerciais. As rodas oferecem dois usos: reduzem o atrito e proporciona alavancagem. 

 

O aro é uma parte porque gira em torno de hastes chamadas de eixos. Algum atrito é necessário para girar as rodas, e isso é fornecido pelo contato do pneu com o pavimento. Isso ajuda o veículo a se mover. 

 

O aro amplia a quantidade de força aplicada, que fornece a alavanca. A quantidade de alavancagem depende do tamanho da roda ou aro. Isso afeta o desempenho do seu veículo. Confira algumas outras informações importantes.

POR QUE O ARO DOS PNEUS É IMPORTANTE?

Muitas pessoas se concentram nos aros por causa de sua aparência estética. Mude o estilo ou o tamanho e você pode criar um novo visual. Aros maiores podem fazer um veículo parecer mais musculoso ou mais esportivo, enquanto aros menores criam uma aparência de perfil baixo.

 

Os aros fazem mais do que apenas dar uma boa aparência ao seu veículo. 

 

Um bom conjunto de aros de carro melhora o desempenho do seu veículo e proporciona um passeio mais suave. Alterar o tamanho dos aros de seu veículo afeta o alinhamento, manuseio, frenagem e aceleração, bem como a calibração do velocímetro.

ATENÇÃO COM AS MEDIDAS

Ao instalar um aro em um veículo, há duas medidas importantes a serem consideradas. O primeiro é o furo central, que é o furo no meio do aro. Isso se encaixa no eixo que está conectado ao cubo do veículo. Ele mantém a roda no lugar e é medido em milímetros.

 

A segunda medição é uma combinação do padrão do parafuso e do diâmetro do círculo do furo. O padrão de parafuso é a quantidade de orifícios nos aros aos quais os parafusos ou alças se fixam. Os padrões de quatro e cinco são comuns na maioria dos veículos.

 

O diâmetro do círculo do furo é o diâmetro do círculo medido em milímetros ou polegadas. Para aros de quatro furos, você mede os dois orifícios opostos. Com os aros de cinco furos, você procura os dois orifícios que estão diretamente opostos um ao outro.

PROBLEMAS COM ARO DOS PNEUS

O aro deve caber no veículo e em todos os outros componentes que compõem o desempenho do automóvel. Se o aro não couber no veículo, ele pode diminuir o desempenho e a estabilidade, causando um risco maior de colisão.

 

Outro problema é que o aro deve ser durável o suficiente para o tipo de direção que você dirige. Aros leves são mais suscetíveis a amassados ​​e rachaduras. 

 

Um caminhão que transporta equipamentos pesados ​​ou um SUV que sai da estrada precisará de aros diferentes do que um carro de passageiros que viaja na cidade ou na rodovia.

 

Trabalhar com profissionais para escolher novas jantes ajuda a garantir que você selecione um design adequado para o seu veículo.