Veja como o pavimento das estradas afeta diretamente no desempenho do veículo que você dirige!

Não é incomum encontrar motoristas confusos porque seus pneus se desgastaram mais rápido do que esperavam. 

Embora as razões mais prováveis para isso incluem a rotação inadequada do pneu, pressão do ar e alinhamento das rodas, há outra causa que é menos óbvia e igualmente prejudicial: a qualidade do pavimento da estrada. 

Além de afetar o desempenho do veículo, esse fator impacta diretamente na vida útil do pneu. Continue lendo e veja como isso acontece!

Como o pavimento afeta o desempenho do veículo?

Pense nos pavimentos como uma lixa que vai desgastando seus pneus aos poucos. 

Algumas estradas são mais ásperas devido às matérias-primas nativas da região. Um exemplo disso são as regiões costeiras, onde as conchas do mar estão embutidas na superfície, o que torna a estrada mais áspera do que a maioria das estradas em áreas como o nordeste brasileiro.

Além de afetar a vida útil dos pneus, as superfícies da estrada com sulcos graves ou irregulares podem ser prejudiciais para o desempenho do veículo e consequentemente, a segurança da sua viagem.

O que são pavimentos?

Existem vários tipos de pavimentação de estradas. Isso inclui vários tipos de vedações, asfalto e superfícies de concreto. 

Cada um desses tipos de superfície desenvolve diferentes níveis de atrito entre um pneu e a superfície da estrada. 

Em termos simples, esse atrito faz com que o pneu desenvolva uma tensão de contato entre ele e a superfície da estrada, permitindo que o pneu role para a frente. 

O atrito desenvolvido depende de vários parâmetros, incluindo tipo de pneu, material do pneu, condições de operação (carga e pressão de inflação), tipo de superfície, textura da superfície e estado da pista (seca/molhada, temperatura, etc.). 

Algumas das condições mais adversas nos pavimentos das estradas incluem:

Estradas de cascalho

Essas vias repletas de pedras podem realmente afetar seus pneus, especialmente se você usar o tipo padrão. 

Estradas de cascalho são feitas de rocha britada de pedreira que geralmente tem cerca de 2 cm. Os pneus off-road são projetados para lidar com as bordas irregulares dessas rochas, mas os pneus padrão encontrados em carros, caminhões pequenos e SUVs não.

Buracos

Você provavelmente já conhece este, mas os buracos causam estragos em seus pneus. Os piores tipos de buracos são aqueles em estradas de asfalto, em vez de estradas de terra ou cascalho (embora todos os buracos possam facilmente danificar seus pneus). 

O terreno irregular flexiona e estica seus pneus de maneiras que normalmente não foram projetadas. É por isso que os buracos podem causar tantos danos aos pneus, especialmente se você os passar muito rápido.

Detritos de estrada

Finalmente, pregos não são os únicos entulhos da estrada com que você deve se preocupar. 

Qualquer coisa na estrada pode danificar seus pneus e diminuir o desempenho do veículo, incluindo galhos de árvores, pedras, cascalho de construção, borracha de pneu… qualquer coisa. 

Fique atento à estrada enquanto dirige. Quanto mais tempo você tiver para reagir a algo, mais fácil será evitá-lo mudando de faixa ou dirigindo em segurança.