Descubra se é possível colocar pneus maiores no carro e como isso pode afetar seu veículo!

Se você está se perguntando: “Posso usar pneus maiores no carro?” a resposta geralmente é: "Depende”. Antes de comprar aquele novo conjunto de rodas, existem algumas coisas que você deve saber sobre os impactos de aumentar o tamanho dos pneus que você utiliza.

Embora existam alguns benefícios, os compradores em potencial devem considerar como esses pneus maiores afetam seu veículo. Isso inclui segurança, economia de combustível e precisão do velocímetro, entre outros prós e contras essenciais do aumento de pneus em caminhões e SUVs.

Então continue a leitura e veja o que essa modificação pode causar!

Pneus maiores, rodas maiores ou ambos?

Dependendo dos seus objetivos, é possível aumentar o aro ou os pneus de seu veículo. Cada uma dessas escolhas traz uma série de consequências para seu carro. Confira o que muda dependendo da decisão feita.

Aros maiores no carro

O aumento do aro envolve a instalação de rodas com um diâmetro maior com um pneu de perfil baixo que tem o mesmo diâmetro do original - o que significa que não afeta a distância ao solo ou o velocímetro. 

Em alguns casos, essa modificação ajuda a melhorar as capacidades de desempenho em curvas e manuseio de um veículo. No entanto, na maioria das situações, esta é uma escolha puramente estilística. 

Em caso de dúvidas, o ideal é sempre consultar uma oficina especializada.

Pneus maiores no carro

O aumento do tamanho envolve o desvio das recomendações feitas pelo fabricante e afeta diretamente o velocímetro. Isso gera a necessidade da reprogramação do computador do veículo.

Além disso, pneus maiores sobrecarregam o conjunto da roda - o que pode afetar a economia de combustível e sobrecarregar desnecessariamente o trem de força e os freios. 

Se planejados ou instalados incorretamente, pneus grandes também podem gerar atrito com a roda, as pinças de freio ou a estrutura do veículo, podendo causar desgaste prematuro.

O que acontece quando você coloca pneus maiores no carro?

Se você decidir trocar seus pneus do tamanho original, certifique-se de que o novo conjunto atenda ou exceda a capacidade de carga do seu veículo na pressão de enchimento adequada e considere se os pneus mais altos impactarão qualquer análise do seu computador de bordo.

Além disso, verifique com antecedência se os pneus maiores que você deseja são compatíveis com o tamanho das rodas e dos aros e se eles não roçam nas pinças ou nas laterais da roda.

Quando você coloca pneus maiores no carro, SUV, crossover ou caminhão leve, aumenta a folga do veículo - aumentando a rolagem da carroceria e a transferência de carga, o que pode impactar negativamente o equilíbrio e a velocidade do seu carro.

Portanto, é melhor seguir as orientações do fabricante do seu veículo para a seleção e dimensionamento dos pneus, pois um conjunto no tamanho certo ajuda a manter a estabilidade e o desempenho adequado.