A bateria do carro é crucial para o funcionamento do veículo, veja abaixo formas de prolongar a vida útil do equipamento

A bateria do carro é um dos componentes mais importantes para o funcionamento do mesmo e muitas vezes não damos a devida atenção tanto para seu melhor funcionamento, quanto para assegurar que ela tenha uma longa vida útil.

Com o passar dos anos e o avanço das tecnologias nossos carros estão cada vez mais equipados com acessórios que prezam tanto pelo conforto, quanto pela comodidade. Um exemplo disso são os vidros elétricos, aparelhos de som e ar condicionado.

A grande questão é que eles demandam muito da bateria do carro por utilizarem energia elétrica. A princípio a bateria era utilizada principalmente para dar partida no motor e a energia necessária para luzes do painel e externas. 

Mas com estes acessórios se tornou necessário ter mais atenção com o equipamento. Abaixo separamos 5 dias para prolongar a vida útil da bateria.

O que fazer para prolongar a bateria do carro

bateria do carro

 

  • Andar com regularidade – Esta deveria ser a regra de ouro para aqueles que possuem um veículo. No caso da bateria do carro esta é uma das informações mais importantes, usar menos não garante que você evite desgaste.

O que acontece é que mesmo com o carro muito parado, ele continua consumindo energia da bateria, de modo que é possível que se descarregue totalmente. As indicações variam sobre ligar o carro de 5 a 20 minutos por semana, mas o conselho é claro sobre mantê-lo em movimento regularmente.

  • Desconectar os terminais – Essa dica é para aqueles que tem o hábito de deixar o carro um longo tempo sem uso. Uma forma de prevenir que a bateria se desgaste e descarregue quando o veículo está desligado é desconectar os terminais.
  • Cuide dos terminais – Ainda falando sobre os terminais da bateria é necessário ter atenção aos plugues. Isso porque eles podem se deteriorar, rachar e até mesmo quebrar, o que pode provocar até um curto-circuito inesperado, neste caso é importante trocá-los.

Outro problema que pode acontecer é o acúmulo de resíduos oriundos da oxidação dos condutores. Aqui basta limpar com uma mistura de água e bicarbonato de sódio, e deixar secar antes de religar os condutores. 

  • Desligar os acessórios ao dar partida – O uso da bateria no carro tem como principal função dar partida no veículo e ter atenção nesta ação pode auxiliar no processo de prolongar a vida útil da bateria.

Neste caso o que acontece é que a maioria dos acessórios demandam de muita energia da bateria e ela é vital para a partida do veículo. O uso simultâneo faz com que ocorra uma sobrecarga constante do equipamento, o que aumenta consideravelmente seu desgaste.

No caso da bateria, além do sinal no painel, podemos reparar na dificuldade em dar a partida ou quando as luzes estão fracas. Isso pode evitar problemas e garantir a manutenção a tempo.