Está na dúvida sobre qual tipo de pneu escolher para o seu veículo? Confira a seguir as diferenças entre às quatro principais opções

Os pneus são uma parte essencial dos veículos. É devido a eles que se tem maior segurança, conforto e qualidade na direção. Por essa razão, é essencial escolher o tipo de pneu mais adequado para cada utilização específica do automóvel.

Para que a escolha seja certeira, é importante averiguar as características de cada um dos principais modelos, levando em consideração, principalmente, o tipo de estrada em que o carro irá rodar.

Com o intuito de te ajudar na melhor decisão e aumentar a vida útil de seus pneus e consequentemente de seu automóvel, separamos abaixo as características dos quatro principais modelos de pneus disponíveis no mercado. Veja!

Tipos de pneu: quais suas principais diferenças?

tipos diferentes de pneus

Quando falamos em tipos de pneu, utilizamos as seguintes siglas: AT, HT, MT e SUV. Elas indicam para qual tipo de estrada aquele pneu em referência é destinado. Continue a leitura e descubra as características de cada um deles.

Ah! E não se esqueça da importância de usar o pneu recomendado pelo fabricante!

Pneus AT

A sigla AT vem de All Terrain, que indica que o pneu foi pensado e desenvolvido para rodar em todos os tipos de terreno, desde os mais irregulares, até rodovias asfaltadas.

A estrutura deles conta com laterais com mais reforço, como também sulcos mais profundos. Isso permite que o pneu tenha um bom desempenho em diferentes ambientes, com a mesma boa estabilidade.

Uma de suas maiores vantagens é a durabilidade alta, levando em consideração que pode encarar ambientes mistos e ter uma vida útil bem longa.

É indicado para aqueles que utilizam o carro de forma razoavelmente proporcional em rodovias asfaltadas e solos irregulares, como as estradas de terra.

Pneus HT

Esse tipo de pneu, por outro lado, tem como foco o tráfego em vias asfaltadas, como indica a sigla HT, que significa Highway Terrain.

Neles, é possível observar laterais menores e sucos com menor profundidade, o que gera sensação de conforto ao motorista no momento da direção, além de emitirem pouquíssimo ruído.

Suas qualidades são o bom desenvolvimento em vias molhadas e a boa durabilidade, desde que utilizado em terrenos bem regulares. É importante ficar de olho na manutenção da moto também.

Assim, são recomendados para motoristas que circulam exclusivamente em estradas com asfaltos, sem passar por terrenos com irregularidades.

Pneus MT

Nesse caso, a sigla MT indica Mud Terrain, que na tradução livre é terreno de lama. Dessa forma, como é de se pressupor, são ideais para terrenos de terra.

Sua estrutura é mais reforçada para aguentar as irregularidades, contando também com sulcos mais profundos.

Apesar de não ser impossível rodar em asfalto com esses pneus, o automóvel tende a ficar mais pesado e tem maior consumo de combustível. Conclui-se, então, que este modelo é voltado para o uso rural.

Pneus SUV

Por último, o tipo de pneu SUV é voltado somente para pessoas que circulam no asfalto, já que sua estrutura é não é projetada para terrenos irregulares.

Eles têm muita durabilidade, resistência e aderência, que é responsável por alcançar altas velocidades com baixo ruídos.

Em vias com muitos buracos, por exemplo, o desempenho é bem ruim, comprovando que esse é uma boa opção somente para condutores da cidade. 

Ficou com alguma dúvida? Na hora de escolher seu pneu, pense no estilo de vida que leva e em como seu carro será usado e, caso necessário, contate um profissional capaz de te auxiliar! Vale a pena também ficar de olho no desgaste dos pneus.