Veja como a valorização do dólar no agronegócio afeta o cenário econômico nacional.

 

Embora tenha atingido seus máximos desde a eleição de Donald Trump, o dólar dos EUA permanece forte em relação à maioria das outras moedas mundiais. Pelo menos no cenário americano, o dólar forte torna o custo de muitos bens importados menos caro para os consumidores e empresas. 

 

E o agronegócio no Brasil? Como é afetado com a valorização do dólar?

 

É exatamente isso que você vai descobrir no artigo de hoje. Confira!

O IMPACTO DO DÓLAR NO CENÁRIO NACIONAL

Com tudo igual, a força do dólar pode se tornar um estímulo para nossas exportações agrícolas, uma vez que grande parte do que é produzido no Brasil é direcionado exclusivamente para esse fim. 

 

Mais do que nunca, a valorização do dólar no agronegócio é um fator para determinar quanto de nosso rendimento agrícola é exportado. Na verdade, isso ocorre em escala global, uma vez que a força da moeda americana é vista por alguns como um incentivo para o aumento da produção agrícola mundial.

POR QUE O DÓLAR ALTO ESTIMULA AS EXPORTAÇÕES AGRÍCOLAS?

Quando pensamos no longo prazo, podemos dizer que os preços dos produtos agrícolas tem como base as forças fundamentais da economia, conhecidas como oferta e demanda. Também podemos incluir nessa conta o clima, o crescimento populacional e até mesmo a variação cambial como alguns fatores extras que fazem parte da equação.

 

Inclusive, vale destacar que esse último elemento, a variação do dólar, exerce muita força nos preços das commodities agrícolas. Quando ele está em baixa, o preço das mercadorias tende a subir. Quando a moeda está valorizada, os preços descem.

 

Sabendo disso, fica um pouco mais fácil entender porque as exportações nacionais são beneficiadas durante esses períodos (pelo menos no curto prazo).

 

Com a flutuação da moeda americana, as mercadorias com demandas elevadas ao nível mundial, como soja, milho e carnes têm a oportunidade de gerarem lucros com a variação cambial.

 

E mesmo que o preço internacional em dólares caia, a desvalorização do real faz com que os exportadores consigam ajustar os preços, minimizando perdas ou até lucrando com a situação.

Existe algum ponto de atenção?

Embora a valorização do dólar no agronegócio traga benefícios, é fundamental destacar que também existe um lado nem tão positivo assim.

 

Os custos gerados pela moeda americana aos poucos vão sendo repassados para a própria produção agrícola. Isso porque grande parte do maquinário e dos insumos necessários para as atividades nas fazendas estão atreladas ao dólar.

 

Cabe aos produtores encontrar formas de manter a sua produção altamente eficiente e produtiva, justamente para mitigar os riscos causados pela exposição à variação cambial. Muitas fazendas estão vendo no uso da tecnologia a solução para evitar prejuízos financeiros.

 

De qualquer forma, a moeda americana ainda exerce muita força no cenário econômico nacional e cabe os empresários do agronegócio se anteciparem aos problemas e transformar momentos como esse em oportunidades de negócio.