Veja como a tecnologia pode ajudar nos processos e atividades agrícolas

 

O uso da tecnologia na agricultura abre uma série de portas. Por se tratar de algo tão versátil, ela pode fazer com que o dia a dia na fazenda seja completamente diferente - para melhor, é claro.

 

Quando pensamos nisso, porém, nem sempre é fácil lembrar de aplicações.. Para ajudar, separamos alguns exemplos que mostram o potencial da tecnologia. Continue conosco e confira!

 

APLICAÇÕES DA TECNOLOGIA NA AGRICULTURA E COMO ELA PODE AJUDAR

 

Nós já comentamos sobre a agricultura 4.0 por aqui, que já é uma realidade nos ambientes agrícolas, e suas aplicações só comprovam como há muito que aproveitar para obter melhores resultados!

 

1 - AGROMETEOROLOGIA

 

A agrometeorologia, também chamada de meteorologia agrícola, consiste no estudo das condições climáticas que se aplicam ao meio rural para saber se sua interferência será positiva ou negativa.

 

O uso de sensores e estações de medição ajuda na captação dessas informações, as quais, nas mãos de um agrometeorologista, se convertem em insights super importantes para que as plantações sejam mais bem-sucedidas.

 

2 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

 

Popularmente conhecida como AI ou IA, a versatilidade da inteligência artificial é perfeitamente aplicável aos ambientes agrícolas, em claros exemplos do uso da tecnologia na agricultura.

 

É possível, por exemplo, monitorar a lavoura com o uso de drones e mesclar essas informações com dados coletados por sensores instalados nas plantações de modo a ajudar no combate de pragas, de modo que este seja o mais efetivo possível.

3 - TRATORES MODERNOS

 

Os tratores são indispensáveis e já se mostram originalmente como exemplos de tecnologia na agricultura, já que vieram para substituir em grande parte a mão de obra humana, mas exemplares mais novos reforçam essa modernidade.

 

Hoje, é possível encontrar tratores que se aproximam das oliveiras, abrem uma estrutura rebatível ao redor delas e, então, chacoalham as árvores para que as olivas caiam e sejam recolhidas automaticamente, o que substitui a coleta manual praticada até então.

 

4 - TECNOLOGIA DE PRECISÃO

 

A tecnologia de precisão mescla técnicas agrícolas tradicionais a outras modernas para que o plantio, a colheita e os outros procedimentos sejam feitos com excelência.

 

Cada pequena parcela do terreno pode ser tratada individualmente, com uma análise específica das características do seu solo, já que mesmo dentro da mesma área agrícola, os nutrientes e vitaminas do solo podem variar nas porções de terra.

 

Essa precisão ajuda na eficácia do plantio, já que as espécies serão plantadas nos melhores lugares possíveis para seu crescimento e desenvolvimento saudáveis.

 

5 - MACHINE LEARNING

 

O aprendizado de máquinas, ou Machine Learning, está relacionado à Inteligência Artificial, mas com aplicações um pouco diferentes. Por exemplo, algoritmos de alta precisão aprendem sozinhos sobre aquele solo para aumentar o rendimento, identificar pragas e enxergar novas oportunidades de negócio.

 

6 - APLICATIVOS DE GESTÃO AGRÍCOLA

 

A gestão de uma fazenda é complicada e passa por uma série de áreas e projetos, o que é difícil de controlar manualmente, e é aí que entram os aplicativos de gestão agrícola.

 

Eles se encarregam de ajudar a gerenciar as plantações, os equipamentos utilizados e até as questões financeiras daquele local, de modo que nenhum detalhe passe despercebido. Algumas dessas soluções podem, inclusive, ser acessadas pelo smartphone e, assim, ser usadas literalmente no meio das plantações!

 

TECNOLOGIA E AGRICULTURA SÃO DUAS ÁREAS QUE CAMINHAM JUNTAS

 

O desenvolvimento tecnológico impacta em praticamente todo o mundo e não poderia ser diferente com a agricultura, que foi um dos motores do desenvolvimento da sociedade para que atingisse as condições atuais.

 

Outro belo exemplo da tecnologia na agricultura é o desenvolvimento de pneus agrícolas mais modernos e eficazes, como os vendidos na Big Tires. Desenvolvidos com altíssima tecnologia e eficiência, eles podem otimizar os tratores utilizados e, assim, trazer melhores resultados aos ambientes agrícolas!