A importância do agronegócio no Brasil


O agronegócio no Brasil movimenta a economia nacional.
Então aproveite para ler nosso artigo e entender como isso acontece.
Podemos dizer que o agronegócio no Brasil é praticamente uma combinação perfeita. O país possui condições climáticas agradáveis, diversidade geográfica incluindo litoral, mão de obra de baixo custo, climas variados a favor da pecuária e terras férteis inexploradas. Além disso, somos atualmente a nona maior economia do mundo com base no PIB nominal, o que torna o cenário nacional muito interessante para quem deseja apostar nesse setor. Não é por acaso que esse é um dos setores que literalmente movimenta o país. Aproveite para entender como o agronegócio é vital para a economia brasileira.

Qual o cenário do agronegócio no Brasil?

A influência brasileira no agronegócio global é indiscutível. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar, café e suco de laranja, além de ser um grande produtor e exportador mundial de produtos como soja, etanol, frango, milho, porco e carne bovina.
As indústrias do agronegócio nacional representam cerca de 21% do PIB do país. Além disso, um terço dos empregos do Brasil no agronegócio e quase 44% de suas exportações. Isso se deve ao fato de que a agricultura e a pecuária sempre foram os principais contribuintes para a riqueza do país.

Principais produtos do agronegócio nacional

Existem vários produtos que são importantes para a cadeia de valor do Brasil, mas alguns deles incluem:

Soja

A soja é muito importante para a economia brasileira: este é o produto agrícola mais exportado pelo país. Cerca de 80% da produção de soja ocorre no sul do Brasil, principalmente em Mato Grosso e no Paraná.

Café

O Brasil contribui com 35,3% da produção total mundial de café e o principal destino de exportação do café brasileiro é a União Europeia. As principais regiões de produção de café do Brasil estão no Sudeste do país, principalmente em Minas Gerais e Espírito Santo.

Suco de laranja

A produção de suco de laranja no Brasil é feita principalmente para o mercado externo, um dos maiores mercados são os Estados Unidos e a União Europeia. A participação do Brasil no suco de laranja é de 64,8% do percentual da produção mundial.

Oportunidades do agronegócio no Brasil

O país ainda possui uma grande proporção de terras subutilizadas com alta taxa de fecundidade. Essas terras oferecem muitas oportunidades para aqueles que buscam expandir e inovar suas práticas de agronegócio no Brasil. Além disso, o surgimento das Agritechs também está causando uma onda de novos negócios.

Os próximos passos...

Finalmente um dos pilares da economia brasileira está recebendo a atenção que merece. O governo está tentando melhorar os problemas e está investindo pesado para conseguir aproveitar todas as oportunidades do setor.
Uma das prioridades está relacionada com a infraestrutura, desde o início da produção até os portos. É preciso garantir uma rede adequada para suprir toda a demanda nacional e internacional. Esse é um dos principais indicativos de que o cenário para os próximos anos é muito positivo e certamente estará recheado de oportunidades.