Os pneus de carro têm data de validade? Descubra a resposta a seguir

Assim como qualquer outra coisa, o pneu do carro possui uma vida útil, que depende de diversos fatores, muitos atrelados a própria forma de condução do veículo.

Embora a qualidade dos pneus ser algo que impacta diretamente no rendimento do automóvel, além de custar caro em casos de trocas emergenciais, muitos condutores nem sequer sabem realizar a checagem das peças e identificar se ainda estão boas.

Pensando nisso, reunimos a seguir algumas informações importantes e dicas que podem te ajudar. Confira!

O pneu de carro tem data de validade?

foto de um pneu de carro em reparo

Ao contrário do que muitos creem, os pneus de carro não têm data de validade. O que existe, na verdade, é um prazo de garantia, que normalmente costuma ser de 5 anos da data de produção, decorrentes de falhas na própria fabricação.

Para descobrir a data da fabricação, é importante estar atento, pois, ela vem representada em código. Na parte externa do pneu, há um carimbo, próximo ao local onde está a inscrição “DOT”.

Os quatro últimos números desse código indicam, respectivamente, a semana e o ano em que o pneu foi produzido. Assim, por exemplo, caso os números sejam 1722, significa que o pneu foi fabricado na 17ª semana do ano de 2022.

Uma outra forma mais simples de identificar a garantia é pela nota fiscal, por isso é importante sempre pedi-la ao vendedor no momento da compra. Da data da emissão, são contados os 5 anos do prazo.

Também é importante fazer o uso do pneu recomendado pelo fabricante para evitar prejuízos futuros.

Qual a vida útil de um pneu?

A vida útil do pneu de carro, ou seja, o período em que há aptidão e utilidade para exercer as funções devidas, depende tanto do tipo de uso quanto da manutenção.

Aqueles carros considerados de alta performance, que atingem velocidades superiores a 210 km/h, os pneus costumam durar cerca de 5 anos.

Já os carros populares, utilizados no dia a dia, se estiverem em bom estado, com as devidas manutenções em dia, podem durar até 10 anos.

Fatores que danificam os pneus

Os principais fatores que danificam os pneus de carro, além do tempo de uso e possíveis erros na troca do pneu, podem ser divididos em:

Condições das vias

  • Buracos, obstáculos, objetos pontiagudos, meios-fios, lombadas de redução de velocidade.

Clima

  • Chuvas, neve e gelo;
  • Raios solares e ozônio intensos;
  • Temperaturas extremas.

Hábitos do motorista

  • Excesso de velocidade;
  • Arranques rápidos e frenagens bruscas.

Uso indevido

  • Mistura de tipos de pneus;
  • Rodas e aros de tamanhos incompatíveis;
  • Estepe de tamanho diferente;
  • Índice de capacidade de velocidade diferente do recomendado pelo fabricante.

Qual o momento de realizar a troca do pneu?

Para identificar o momento certo de trocar o pneu do carro, é necessário inspecionar o veículo com frequência e verificar possíveis danos.

Entretanto, de antemão, destacamos três momentos em que a troca precisa ser realizada, além, é claro, daquele tempo de vida útil já mencionado. São eles:

  • Quando a banda de rodagem estiver desgastada abaixo dos níveis recomendados de profundidade;
  • Quando o flanco estiver danificado;
  • Quando existir furo na banda de rodagem, com diâmetro maior do que 6mm.

Entender a diferença entre tipos de pneus também é importante para maior durabilidade destes, por isso fique de olho no modelo do seu pneu e prolongue a vida útil dele seguindo nossas dicas.