Saiba quais cuidados devem ser tomados para não cair em ciladas na compra de moto usada

Comprar moto usada ou seminova é uma das alternativas mais viáveis para quem precisa se locomover com mais praticidade, sem precisar investir uma grande quantia de dinheiro. 

Isso porque, os preços de uma motocicleta zero quilômetro podem ser até 3 vezes maiores, dependendo da marca, modelo e ano em questão. 

E, ao contrário do que alguns pensam, é possível sim, encontrar uma moto usada em bom estado e que valha a compra. Porém, é preciso ter alguns cuidados extras antes de fechar negócio, para garantir sua segurança e evitar problemas futuros. 

Cuidados ao comprar moto usada

Por se tratar de uma motocicleta que já teve um certo tempo de uso, muitas vezes não é possível ter acesso ao seu histórico completo. Batidas, reformas e falta de manutenções podem facilmente ser encobertas e é preciso estar atento aos sinais.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de cuidados e pontos de atenção que você precisa observar antes de fechar negócio e finalmente comprar sua moto. Confira!

Documentação 

Conferir toda a documentação da moto é uma das etapas mais importantes do processo. Ela é quem vai determinar se não há qualquer pendência ou irregularidade com a moto que possa gerar uma dor de cabeça mais tarde. 

Você pode consultar o documento direto no site do Departamento de Trânsito da sua cidade (Detran) e verificar se todos os impostos foram pagos, se há multas atreladas à moto ou ainda se há restrições ao uso do veículo. 

Também é indicado conferir se o chassi confere com o apresentado no documento.

Parte mecânica e elétrica

Analisar a parte mecânica antes de fechar negócio também é fundamental para certificar-se de que está tudo certo com a moto. Se possível, peça ao vendedor para levá-la a um mecânico de confiança e deixe que ele avalie o estado do motor e dos outros componentes. 

Além disso, ele poderá identificar se é necessário realizar algum reparo e quanto isso vai custar, para que você defina se vale ou não, arcar com os custos ou negociar com o vendedor. 

O mesmo vale para a parte elétrica da moto. Verifique se os faróis estão funcionando, luzes de painel e outros componentes. 

Não se esqueça de certificar-se de que os pneus também estão em bom estado e, é claro, a lataria da moto está bem conservada. 

Teste drive

Pilotar a moto antes de comprar também é indispensável para comprar moto usada com mais segurança, afinal, você precisa se sentir confortável no assento, bem como familiarizado com o modelo. 

Fazendo o teste drive, você poderá ainda identificar sons e ruídos que a motocicleta emite e garantir que ela atende os quesitos que procura.

5 - Preço

Por último mas não menos importante, verifique se o valor cobrado pelo vendedor está de acordo com o modelo e ano da motocicleta.

Você pode fazer uma consulta pela tabela Fipe e analisar se o preço está condizente com a realidade da moto. Desconfie de valores muito abaixo do praticado pelo mercado. 

Depois de analisar todos os pontos mencionados antes de comprar moto usada, as chances de fazer um bom negócio e não errar na escolha serão ainda maiores!