Para melhorar a produção de sua lavoura é indispensável o uso de bons equipamentos. Veja quais são os principais tipos de máquinas agrícolas utilizadas!

O produtor moderno está sempre em busca de melhorias para a sua produção, seja ela grande ou pequena. E igualmente importante como o uso de tecnologia digital e práticas sustentáveis, é o uso de maquinários.

Colheitadeiras, pulverizadores, arados de disco ou aiveca, tratores de pneu ou esteira, são diversos os tipos de máquinas que encontramos disponíveis no mercado, cada uma servindo a um propósito diferente.

Saber quais as máquinas mais utilizadas no campo é fundamental para saber onde investir e fazer o melhor para o seu negócio. 

5 tipos de máquinas indispensáveis no agronegócio

máquinas para o campo essenciais

Trator

A mais comum das máquinas agrícolas, o trator foi inventado para substituir a força animal na produção. E serve para as mais diversas tarefas que demandam força de tração, seja o reboque de insumos, produtos, máquinas menores ou mesmo remover obstáculos.

Os tratores são divididos em dois grupos: pneus e esteira. O primeiro é mais indicado para terrenos bem compactados, já o segundo pode ser usado em terrenos com menos aderência.

Plantadeira

A plantadeira é essencial na hora do plantio da semente. Ela atua na distribuição das sementes no terreno, fazendo com que a semente seja plantada de forma ágil e na profundidade ideal para a semente germinar saudável.

Pulverizador

Qualquer lavoura está sujeita ao aparecimento de pragas e é sempre um desafio fazer o seu controle. Por isso as máquinas pulverizadoras garantem a melhor aplicação de defensivos agrícolas, mantendo a eficiência e economia no seu uso e realizando o controle de pragas.

Colheitadeira

O momento da colheita dos grãos é central na produção agrícola. Não só se deve ter cuidado para colher, mas é necessário agilidade para não prejudicar as próximas etapas, por isso esta máquina é central.

Antes de adquirir a sua, é necessário avaliar o tipo de grão (trigo, arroz, milho, soja, etc) e o tamanho da área de colheita para escolher a que melhor se adapta a sua realidade

Arados

Os arados são utilizados no primeiro preparo do solo antes da semeadura, seu objetivo é descompactar a terra e facilitar o seu contato com a luz solar e a entrada de novos nutrientes.

Eles são encontrados em dois modelos: disco e aiveca. Os arados de disco são mais utilizados em solos rígidos e ressecados, já os de aiveca são indicados para remexer camadas mais profundas de terra.

Cuidados antes de comprar suas máquinas agrícolas

O primeiro cuidado para adquirir as suas máquinas agrícolas é avaliar a necessidade atual da sua lavoura, assim irá investir no que é mais importante no momento.

Após decidir a máquina que irá comprar, escolha um fornecedor de confiança e modelos que garantam potência, consumo de combustível, e conforto de acordo com as suas necessidades e por fim, aposte na segurança das máquinas agrícolas

E não se esqueça, uma boa manutenção é o que garantirá a durabilidade de suas máquinas agrícolas.