Confira 5 formas de aumentar a durabilidade do pneu do seu carro e economizar seu dinheiro na hora da manutenção

Quando você investe em um conjunto de pneus de qualidade para seu carro, cuidar da manutenção desses itens é fundamental.

Dessa forma, além de economizar dinheiro, você pode aumentar sua segurança na estrada. Então aproveite e confira as seguintes dicas para aumentar a durabilidade do pneu.

1 - Fique atento à pressão dos pneus

A forma número um de prolongar a vida útil dos pneus é verificar regularmente a pressão de ar. 

Os pneus perdem naturalmente um pouco de ar com o tempo, portanto, é necessário completá-los de vez em quando. Se você dirige consistentemente com pneus que estão com baixa pressão, você os pressiona a ponto de não ter retorno; a estrutura do pneu quebra por falta de suporte de ar. Sua economia de combustível também sofre.

Por isso, verifique sua calibragem a cada duas semanas. Lembre-se de que a pressão do ar também pode diminuir quando o clima fica frio, portanto, se houver variações de temperatura no outono e na primavera, será necessário verificá-la com um pouco mais de frequência.

2 - Faça o rodízio dos pneus

Infelizmente, muitos proprietários de automóveis esquecem ou ignoram a importância do rodízio dos pneus. 

Os pneus se desgastam de forma desigual na maioria dos veículos, especialmente carros que dependem de tração dianteira ou traseira. Os pneus na parte do trem de força do carro se desgastarão mais rapidamente. 

Para ajudar a equilibrar esse desgaste, fazer o rodízio ajuda a distribuir a carga para todos os quatro pneus de uma vez.

3 - Esteja sempre alerta na estrada

A maioria dos motoristas conhece os perigos de dirigir sobre objetos pontiagudos, como vidros quebrados ou pregos, mas outros perigos da estrada também podem encurtar a durabilidade do pneu

Por exemplo, buracos grandes, pavimento irregular e meio-fio grande podem prejudicar o alinhamento dos pneus se você bater neles com muita velocidade.

4 - Inspecione seus pneus regularmente

Os danos aos pneus muitas vezes passam despercebidos pelos proprietários de automóveis. 

Não é até que o pneu falhe que você percebe um furo, vazamento ou rachadura. Ao reconhecer os danos de forma proativa, você pode consertar o pneu antes que ele quebre. 

A cada poucas semanas, inspecione visualmente seus pneus para verificar:

  • Bolhas salientes na parede lateral. Isso indica danos à parede lateral no interior do pneu e representa um ponto fraco onde o pneu pode falhar em uma data posterior;
  • Pregos e parafusos. Às vezes, você passa por cima de um prego e ele “obstrui” o orifício, resultando apenas em um vazamento lento. Mas continuar a dirigir com um prego no pneu enfraquece o pneu com o tempo e torna mais difícil de consertar, especialmente se o pneu quebrar no local de entrada. 

5 - Mantenha seus pneus limpos

Finalmente, se você quer aumentar a durabilidade do pneu, uma boa ideia é mantê-los livres de detritos ásperos. Obviamente, os pneus são resistentes ao atrito da estrada, mas esse tipo de sujeira pode prejudicar o desempenho do seu carro. 

Limpar periodicamente a areia e o cascalho dos pneus reduz o desgaste da superfície do pneu.