Conheça 4 vantagens em se tornar um produtor rural formalizado e aproveite todos os benefícios desse formato de trabalho!

A formalização do produtor rural, assim como em qualquer outra carreira, traz uma série de benefícios para o profissional. Trata-se de uma forma encontrada pelo próprio governo para regular e organizar as atividades no setor.

No artigo de hoje você vai conferir 4 principais vantagens em realizar o processo de regularização, mas antes, é fundamental esclarecer o seguinte:

Por que ser um produtor rural formalizado?

O motivo mais básico é que ao se formalizar, você colabora com o setor agrícola e ainda pode colher diversos benefícios que seriam impossíveis de se obter na informalidade.

Alguns exemplos incluem:

  • A garantia da aposentadoria;
  • Acesso a linhas de crédito e financiamento;
  • Possibilidade de participação em compras públicas;
  • Fornecimento de produtos para a alimentação escolar nos municípios;
  • Além de acesso a outros programas que priorizam a aquisição de alimentos que venham da agricultura familiar.

E as vantagens não param por aí… A seguir estão 4 dos principais benefícios de se aderir à formalização.

1 - Diversas modalidades de crédito rural

Ser um produtor rural formalizado abre portas para um dos recursos mais importantes para a manutenção das fazendas: acesso ao crédito rural.

São várias modalidades diferentes, todas pensadas para garantir o desenvolvimento do setor agrícola. Algumas opções focam em jovens da agricultura familiar e vão até créditos direcionados para mulheres.

A maior parte desses investimentos colaboram no processamento, beneficiamento de produtos ou até turismo rural, por exemplo.

2 - Questões trabalhistas simplificadas


Lidar com questões trabalhistas não é tarefa fácil mesmo para quem tem experiência na área. A boa notícia é que quem é um produtor rural formalizado tem acesso a um processo muito mais simplificado.

Entre essas simplificações, estão: 

  • Acesso à Justiça do Trabalho;
  • Processos mais simples que envolvem a Medicina e a Segurança do Trabalho ou a obrigações trabalhistas. 

O objetivo é diminuir a burocracia e tornar a legislação muito mais acessível para quem realmente precisa utilizar esses recursos.

3 - Fiscalização que orienta

Quando o produtor rural decide se formalizar, o processo de fiscalização torna-se um importante aliado. Em vez de punir, os fiscais assumem a posição de orientar. 

O novo aprendizado garante que o profissional potencialize seus lucros com a gestão adequada das safras e dos equipamentos da fazenda, além de evitar multas por possíveis negligências fiscais.

4 - Desconto na compra de veículos

Outra vantagem de se tornar um produtor rural formalizado é a possibilidade de obter descontos na hora de comprar novos veículos.

Em alguns casos, a diminuição pode chegar a 30%. Geralmente, os veículos leves, como picapes e furgões, apresentam descontos maiores. O valor depende de cada fabricante, varia com o tempo e de acordo com o modelo de interesse.

Como você viu, ser um produtor rural formalizado é uma ótima opção para os agricultores, pois garante benefícios importantes que seriam impossíveis de se conseguir no formato informal.