Descubra como a agricultura 2021 é diretamente afetada pela instabilidade da temperatura no campo!

Alterações nos padrões de temperatura induzidas pelas mudanças climáticas aumentarão o calor extremo e reduzirão as chuvas nas principais regiões de cultivo, com impactos no futuro da agricultura 2021

Infelizmente, isso pode ter um reflexo negativo no fornecimento global de alimentos e tornar o abastecimento da população mundial um tanto quanto incerto.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Environmental Economics and Management, o fornecimento global de alimentos é extremamente vulnerável às mudanças climáticas. 

Veja como esses dois fatores se conectam e como eles são fundamentais para a agricultura.

Agricultura 2021 e Clima

Mudança climática refere-se a qualquer alteração significativa nas medidas do clima que durem por um longo período. 

Em outras palavras, as mudanças climáticas incluem grandes mudanças na temperatura, precipitação ou padrões de vento, entre outros efeitos, que ocorrem ao longo de várias décadas ou mais.

Essas instabilidades podem fazer com que as faixas de habitat e datas de plantio de safra mudem e ainda gerar secas e inundações capazes de prejudicar o rendimento no campo.

Por exemplo, a combinação de ventos fortes com baixas temperaturas prejudicam diretamente toda a vegetação em desenvolvimento de uma área. 

Dessa forma, os excessos ou a baixa incidência desses fatores podem facilmente representar quedas na produção agrícola.

Aquecimento global é um dos fatores responsáveis

O aquecimento global se refere ao aumento recente e contínuo da temperatura média global perto da superfície da Terra. 

É causada principalmente pelo aumento das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera. Esse fenômeno está causando mudanças nos padrões climáticos. 

No entanto, o aquecimento global em si representa apenas um aspecto da mudança climática.

O ozônio é um gás que ocorre tanto na parte superior da atmosfera da Terra quanto no nível do solo. O ozônio pode ser “bom” ou “ruim” para a saúde das pessoas e para o meio ambiente, dependendo de sua localização na atmosfera.

Mudanças no ozônio, gases de efeito estufa e mudanças climáticas afetam muito os produtores agrícolas porque a agricultura e a pesca dependem de condições climáticas específicas. 

Panorama preocupante

É muito provável que as mudanças climáticas afetem a segurança alimentar em nível global, regional e local. A mudança climática pode interromper a disponibilidade de comida, reduzir o acesso aos alimentos e afetar a qualidade dos insumos.

Por exemplo, aumentos projetados nas temperaturas, mudanças nos padrões de precipitação, mudanças em eventos climáticos extremos e reduções na disponibilidade de água podem resultar em produtividade agrícola reduzida. 

Os aumentos na frequência e na gravidade dos eventos climáticos extremos também podem interromper a entrega de alimentos e espera-se que os picos resultantes nos preços dos alimentos após eventos extremos sejam mais frequentes no futuro. 

Por fim, vale também destacar que o aumento das temperaturas pode contribuir para deterioração e contaminação.

Qualquer perturbação relacionada ao clima na distribuição e transporte de alimentos, internacional ou nacionalmente, pode ter impactos significativos não apenas na segurança e qualidade da agricultura 2021, mas também no acesso aos alimentos por parte da população.