Para quem ama uma motocicleta, é muito importante prestar atenção aos sinais, letras e números nos pneus, pois através dessas informações você saberá qual é o modelo de pneu de moto ideal para seu veículo.

Primeiramente, você deve saber identificar tais números, pois o código do pneu te dá uma série de informações. Sabe onde eles ficam? 

Por exemplo, esses números indicam o tipo de estrutura interna e o peso que a moto pode suportar. Este código composto por letras e números está sempre na lateral do pneu. Assim como este: 170/60-R17 72 V.

Antes de entender o significado, uma informação que vale lembrar: Você sabia que o pneu de moto precisa ser substituído a cada 4 anos, em média? Isso mesmo! Isso se não ocorrer algum imprevisto.

Identificando e entendendo os números no pneu de moto:

Para que você entenda melhor, vamos levar como base os números que informamos acima:

170 é o primeiro número que você encontra e representa a largura do pneu (em milímetros). Para converter esta medida em centímetros, basta inserir uma vírgula (17,0 cm) entre os dois últimos números.

O próximo número é 60, que indica a relação entre a altura de um pneu de motocicleta e sua largura. Neste caso, a altura será de 60% da sua dimensão de largura, ou seja, 102 mm;

A letra R indica o tipo de estrutura interna do pneu. Esta letra significa “radial” e é um dos modelos comumente usados ​​em motocicletas de grande cilindrada.

Essa letra, além de “R”, também pode ser “B”, que significa que os pneus possuem estruturas tradicionais, ou diagonais. O número 17 indica o diâmetro da roda onde está instalado o pneu, em polegadas, ou seja, o aro.

Em seguida vem o número 72, que representa a carga, medida em kg suportada pelo pneu.

A última letra indica o valor de velocidade máxima recomendado para um pneu específico de motocicleta. No exemplo usado, a letra V significa que ela pode rodar em até 240 km / h.

Mas existem outras letras, cada letra indica a velocidade máxima, entre elas:

-Q: 160 km / h

-R: 170 km / h

-S: 180 km / h

-T: 190 km / h

E assim adiante.

Além desses dados, outras letras e números podem ser encontrados nos pneus das motocicletas, e são elas:

DOT: data de produção. Você pode identificá-lo observando a combinação de quatro números. Por exemplo, se o número 1207 estiver em destaque no pneu, significa que o pneu foi produzido na 12ª semana de 2007. 

As letras TT ou TL indicam se o pneu é usado com ou sem câmara de ar. TT (Tube Type) usa câmara de ar, enquanto TL (TubeLess) não.

TWI, é a sigla que indica o desgaste da banda de rodagem. Cada fabricante indica de forma diferente, como TWI ou uma seta, mas sempre é exibido na superfície.

Dessa forma permite ao usuário perceber que quando a banda de rodagem atinge esse nível é hora de trocar o pneu.

Por fim, a seta lateral indica o sentido de rotação do pneu e ajuda a instalá-lo corretamente na roda.

Gostou de entender um pouco mais sobre seu veículo, e como cada número no pneu de moto tem grande importância e significado para o melhor funcionamento?

Agora é só verificar o pneu da sua moto e deixar tudo em dia!!