Qualquer veículo necessita de um mecanismo que o faça frear, principalmente quando estamos falando de motos ou carros, não é mesmo? Mas você sabe quais são as diferenças entre freios CBS e ABS, comummente utilizados

É muito importante para qualquer condutor equipar o seu veículo com um bom sistema de freios.

Dessa forma, isso pode evitar que perca o controle da condução e não ponha em perigo a sua vida e a de outras pessoas ao utilizar o seu automóvel para trabalho ou passeio.

Para os apaixonados por automotores, nós vamos te ajudar explicando como funciona cada um dos dois tipos e quais são as diferenças entre freios CBS e ABS, que podem fazer toda a diferença na hora de escolher seu próximo veículo!

Freios ABS

O ABS é um sistema de travagem que evita que as rodas bloqueiem quando o pedal de frenagem é pressionado. 

O sistema ABS é composto por sensores cuja função é monitorar a rotação das rodas e evitar que elas percam o contato com o solo ao frear repentinamente.

Desde 2016, o sistema é obrigatório em todas as motocicletas e uma das vantagens do sistema de frenagem ABS é que o piloto pode mudar de direção se precisar fazer uma frenagem de emergência. 

Freios CBS

O sistema de freios CBS é diferente do ABS, quando acionado distribui os freios pelas duas rodas, foi criado para facilitar a vida do motociclista e é útil para motoristas recentes.

Os freios CBS são mais eficientes que os freios ABS, usados ​​principalmente em motocicletas. Por meio dele, a força de frenagem é distribuída por todas as rodas por meio de um único comando, como o pedal do freio.

Afinal, quais são as principais diferenças entre freios CBS e ABS?

Os freios ABS trazem muitos benefícios ao motorista, principalmente para evitar o travamento das rodas. Além disso, o tempo de frenagem de um carro ou motocicleta pode ser reduzido em até 30%.

Em veículos equipados com sistemas de controle eletrônico de estabilidade (ESP), a chance de um carro ou motocicleta derrapar durante a frenagem é bastante reduzida.

Outro benefício dos veículos equipados com este sistema é que o motorista pode controlar o veículo. Quando o veículo freia, ele continua a dirigir em linha reta.

Os freios CBS também oferecem múltiplas vantagens aos motoristas, especialmente quando falamos de redução de acidentes.

Normalmente, uma motocicleta que só freia a roda dianteira faz com que o motorista perca o controle, podendo causar derrapagens e acidentes.

Como dissemos, os freios CBS são mais indicados para motoristas que ainda não têm muita experiência de dirigir, pois no modelo ABS, além de usar corretamente dois freios ao mesmo tempo, também é necessário saber distribuir a força aplicada nos freios .

Mais importante do que saber as diferenças entre freios CBS e ABS, prefira ser um motorista com bons hábitos de direção e sempre se preocupe com a segurança de si mesmo e das pessoas ao seu redor.

Agir com cuidado na estrada e nos ambientes urbanos tem um grande impacto tanto na saúde do seu veículo quanto na vida de outros motoristas e dos pedestres!