Veja algumas funções dos drones na agricultura e como eles impactam diretamente na lucratividade do produtor rural

 

A introdução e o uso de tecnologias agrícolas modernas e precisas estão gradualmente trazendo mudanças revolucionárias para a agricultura. Em outras palavras, esse tipo de tecnologia está revolucionando a maneira como os agricultores trabalham.

 

Um ótimo exemplo disso é o uso de drones na agricultura, que através da tecnologia de precisão, é possível otimizar tanto a produtividade quanto a lucratividade, com base em informações de campo em tempo real, protegendo o meio ambiente.

 

E é exatamente sobre esse tipo de recurso tecnológico que falaremos hoje. Confira:

O QUE SÃO DRONES?

Os veículos aéreos não tripulados, comumente chamados de drones, são pequenas plataformas aéreas com peso de até 20 kg. Mas, devido ao seu pequeno tamanho, eles não comportam um corpo humano. 

 

Sendo assim, os drones podem ser operados de duas maneiras:

 

  • Diretamente, no qual um humano tem controle completo do veículo por controle remoto sem fio; 
  • Autonomamente, em que o veículo é capaz de se controlar e seguir uma rota com base nos dados do GPS ou de outros sensores.

QUAIS AS FUNÇÕES DOS DRONES NA AGRICULTURA?

Os drones são veículos aéreos pequenos e leves que podem voar em altitudes extremamente altas e transportar vários sistemas de navegação, dispositivos de gravação e até sensores. 

 

Graças a isso, eles são uma ótima ferramenta para captar imagens aéreas de todo o terreno disponível. As imagens podem variar de fotografias simples de luz visível a imagens multiespectrais que podem ser usadas para avaliar diferentes aspectos da saúde das plantas, ervas daninhas e ativos.

 

Os drones coletam dados brutos e os convertem com algoritmos em informações úteis. 

 

Portanto, eles podem ser usados ​​para várias aplicações na agricultura, como o monitoramento dos seguintes parâmetros:

 

  • Saúde das culturas
  • Tamanho da vegetação
  • Mapeamento dos campos
  • Necessidades de água
  • Análise de solo

 

Para resumir, os drones ajudam os agricultores a otimizar o uso de insumos como sementes, fertilizantes, água e pesticidas com mais eficiência. 

 

Isso permite a proteção contra pragas, economiza tempo para na observação manual, reduz o custo total na produção agrícola e assegura colheitas de alto rendimento e qualidade.

De dados brutos a informações úteis

Na era da tecnologia na agricultura, os drones estão agindo como uma tecnologia essencial que levará a produção rural a um nível completamente novo. Eles são uma maneira econômica de coletar dados sobre várias condições de cultivo em um período relativamente curto. 

 

Os drones no ambiente rural também mostraram um grande potencial na capacidade de garantir sustentabilidade, melhorar o rendimento e aumentar a lucratividade geral da fazenda.

 

Embora existam alguns riscos e limitações, a agricultura de precisão e a tecnologia relacionada têm um grande potencial para lidar com os desafios de uma produção agrícola moderna e, ao mesmo tempo, proteger os recursos naturais.