Veja o que considerar na hora de decidir se ainda vale a pena investir em carro na pandemia!

Depois de uma casa, um carro é geralmente a maior compra que a maioria das pessoas fará na vida. Isso a torna um processo especialmente importante (e às vezes difícil). 

Não só você tem que escolher entre uma grande variedade de marcas e modelos, mas também tem que decidir se vai comprar um carro novo ou usado e se quer comprar ou alugar.

Esse processo pode parecer ainda mais assustador durante a pandemia de coronavírus, visto que o mercado automotivo foi fortemente afetado.

No entanto, em muitas áreas, as concessionárias de automóveis não apenas permanecem abertas, mas também oferecem aos consumidores taxas de juros significativamente mais baixas do que o normal, em um esforço para incentivar as vendas. 

Se você já estava pensando em comprar um carro antes da crise chegar, ou se deseja apenas aproveitar as ofertas significativas disponíveis, aqui estão algumas coisas que você deve saber antes de investir em carro na pandemia.

Investir em carro na pandemia é um bom negócio?

Se você foi afetado por uma perda de emprego, licença ou redução de renda relacionada à Covid-19, geralmente deve adiar a compra de um carro - ou qualquer compra grande - a menos que seja absolutamente necessário.

No entanto, se você precisa de um carro para transporte essencial, ou se você simplesmente teve a sorte de evitar uma perda de receita, pode aproveitar os descontos de financiamento. 

Muitas concessionárias oferecem atualmente taxas de juros baixas que podem economizar muito dinheiro ao longo da vida do seu financiamento.

Embora algumas concessionárias permaneçam abertas, muitas mudaram para a compra online e entrega sem contato em um esforço para manter as vendas sem sacrificar os padrões de distanciamento social. 

Carros usados podem ser a solução

Escolher um automóvel usado na hora de investir em carro na pandemia pode ser uma jogada inteligente. 

Embora possa ser um exagero dizer que um carro novo perde um terço de seu valor no momento em que você o dirige para fora do estacionamento da concessionária, é verdade que o declínio mais acentuado ocorre durante os primeiros anos de propriedade. 

Se você comprar um carro usado, pelo menos não está pagando por essa grande depreciação. Um carro de dois anos normalmente ainda é coberto pela garantia do fabricante. 

Mas é claro que essa opção traz alguns riscos. Como o veículo é mais antigo, ele pode ter problemas mecânicos que um carro novo não tem. Mesmo assim, é possível encontrar um carro usado confiável para um ótimo negócio. 

Independentemente de escolher um novo ou um usado na hora de investir em carro na pandemia, você vai querer conseguir o melhor negócio possível.

Ainda é possível fazer boas compras

Embora o coronavírus tenha dificultado o processo de compra, ele não o impedirá necessariamente de obter o carro de que precisa. Pesquise as opções com antecedência e considere as diretrizes de segurança descritas pela concessionária de sua escolha. 

Com um pouco de preparação prévia, você poderá tirar o máximo proveito de uma situação difícil e economizar dinheiro na hora de investir em carro na pandemia.