Você sabe quais são os cuidados que precisa ter com a conservação de seu pneu estepe? Descubra a seguir

O pneu estepe é um dos itens que mais confere segurança a um carro. Graças a ele, a dor de cabeça dos imprevistos é minimizada.

Entretanto, é muito comum que os motoristas só se lembrem dele justamente no momento que precisam utilizá-lo e se deparem com surpresas desagradáveis, que impossibilitam o uso.

Pensando nisso, para te ajudar, reunimos a seguir algumas dicas de como conservar da melhor forma o seu estepe. Confira abaixo!

Dicas de conservação do pneu estepe

Calibragem periódica

Assim como os pneus que estão sendo utilizados, o pneu estepe também precisa ser calibrado com a mesma frequência. De acordo com a maioria dos fabricantes, a calibragem deve ser feita de quinze em quinze dias.

Para saber qual é o número ideal de libras, é necessário conferir o manual do proprietário do veículo, onde há a indicação exata.

Outra consideração importante a se fazer é que o estepe perde mais libras do que os pneus que estão em uso. Dessa forma, é interessante colocar libras a mais no momento da calibragem.

Verifique o prazo de validade do estepe

Muitas pessoas não sabem, mas os pneus possuem prazo de validade, determinado pelo fabricante.

No geral, são cinco anos de garantia. Após esse período, a aderência diminui e a performance cai.

Para verificar o prazo, basta procurar pela marcação DOT no pneu. Ela é composta por quatro números que indicam, respectivamente, a semana e o ano da fabricação. 

Cheque o estado de conservação

A cada três meses ou antes de realizar longas viagens, recomenda-se que o motorista faça uma checagem de todo o estado de conservação do pneu estepe.

É importante observar se ele está careca, com bolhas ou mal conservado e se caso assim estiver, é necessário trocá-lo de imediato. 

Se acontecer algum imprevisto e for necessário utilizar um estepe em mal estado, a segurança de todos os passageiros do veículo pode ficar comprometida.

Não utilizar um pneu antigo como estepe

Muitos são os motoristas que acreditam ser uma boa alternativa utilizar um pneu antigo, que supostamente está em bom estado, como reserva.

Acontece que essa não é a melhor opção, já que o estepe precisa ter uma qualidade e estado excelentes, afinal, caso ele seja utilizado, é preciso atender a todas as exigências da lei, garantindo, além disso, a segurança dos usuários do veículo.

A alternativa ideal é, ao mesmo tempo em que for feita a troca dos pneus de uso, ser feita a do pneu estepe.

Troque o estepe se trocar as outras rodas

Se as rodas do veículo forem trocadas, é preciso ter o cuidado de trocar também a do estepe.

Essa recomendação se dá devido aos parafusos. O cenário ideal é usar um conjunto específico segundo a roda para garantir uma boa fixação.

Dessa forma, a opção mais viável é deixar todas as rodas do veículo iguais ou, quando utilizar o estepe, usar parafusos específicos para ele.

 

Adote essas dicas e tenha maior durabilidade de seu pneu estepe!