Veja como cuidar do seu pneu agrícola e fazer a manutenção adequada do seu veículo!

A agricultura é a espinha dorsal da nossa sociedade, portanto, é essencial ter uma estratégia de gerenciamento de manutenção de equipamentos agrícolas eficiente. 

Sem ativos funcionando corretamente, sua equipe não pode cuidar das safras ou do gado de maneira eficaz.

Acompanhar as tarefas de manutenção pode ser difícil para os fazendeiros. Além de terem um cronograma apertado, muitos ainda contam com uma abordagem reativa, onde as ações são tomadas depois que os problemas acontecem. 

E a realidade é que essa é uma das piores formas de proteger seus ativos. Continue lendo e veja como cuidar dos seus equipamentos da maneira mais adequada!

Adote uma abordagem proativa 

Os agricultores são responsáveis ​​por uma variedade de equipamentos. De máquinas pesadas, como tratores e colheitadeiras, a equipamentos menores como escarificadores e cultivadores, cada peça do equipamento é essencial para sua operação.

Devido à natureza cara dos equipamentos agrícolas, muitas vezes você não tem uma opção de backup quando o equipamento está quebrado. 

Para evitar o tempo de inatividade não planejado, é importante ter uma abordagem proativa para o gerenciamento de manutenção de equipamentos agrícolas.

Um dos pontos mais importantes nesse sentido é cuidar do seu pneu agrícola, para que ele tenha uma durabilidade cada vez maior

Nessas situações, o ideal é sempre tomar a frente e fazer o seguinte:

  • Certifique-se de que as porcas de roda estejam apertadas conforme as especificações corretas;
  • Encha os pneus com a pressão máxima recomendada pelo fabricante para armazenamento;
  • Verifique os pneus periodicamente enquanto o equipamento é armazenado para garantir que eles não furem;
  • Regule o ar nas pressões corretas recomendadas para suportar o peso do trator e do equipamento. Isso garantirá que o pneu não seja danificado e minimizará a compactação do solo;
  • Certifique-se de que os pneus estão limpos antes de armazená-los. Limpe a lama, paus e pedras e remova a lama do aro. 
  • Se possível, é melhor armazenar o equipamento em um local fresco e seco. Isso evita que o sol, o vento, a chuva e a neve danifiquem o trator e o pneu agrícola

Outras dicas de manutenção de pneu agrícola

pneu agrícola

Conforme você se prepara para a estação de cultivo, inspecione seus pneus com cuidado. Certifique-se de não ter pregos ou outros objetos presos (você ficaria surpreso com o que pode ter passado despercebido). 

Aproveite e verifique se há desgaste, pedaços ou rachaduras na banda de rodagem, danos de separação ou impacto, ou cortes que possam ameaçar a integridade do revestimento.

E, é claro, ajuste a pressão de inflação para o nível adequado para a carga e velocidade em que você operará. 

Ao seguir as dicas do artigo de hoje você garante que seus equipamentos agrícolas estejam sempre prontos para uso, independente das situações.

Lembre-se de que um pneu agrícola é projetado para resistir às condições de uso de suas respectivas aplicações, mas para atingir seu potencial de desempenho total, eles devem ser mantidos de forma adequada.

É por isso que você precisa se antecipar aos imprevistos e garantir que tudo esteja funcionando quando chegar a hora!