Está na dúvida sobre a troca de pneus? Confira como você pode descobrir o momento correto

Para aqueles que possuem carro próprio, além das muitas vantagens que o veículo oferece, surgem algumas preocupações, como por exemplo, a troca dos pneus.

Os pneus são uma das partes mais importantes do veículo, pois proporcionam maior dirigibilidade e performance, como também segurança ao motorista, aos passageiros e, consequentemente, aos pedestres.

A vida útil dos pneus costuma ser de cerca de cinco anos. Ocorre que existem alguns fatores como a utilização, os hábitos do motorista, o clima, as condições das vias e os cuidados podem influenciar na durabilidade.

Por este motivo, não há como dizer qual o tempo exato para a troca de pneus, gerando, ainda, muitas dúvidas nos donos de veículos.

Separamos abaixo algumas dicas para você ser capaz de identificar qual o momento ideal para a substituição ser realizada. Confira!

Qual o momento ideal para a troca dos pneus do veículo?

Existem alguns indicativos que servem de grande ajuda para identificar qual o melhor momento para realizar a troca de pneus, sem que a segurança de todos seja afetada. Veja:

Atente-se ao prazo de validade

Como já mencionado anteriormente, no geral, o prazo de validade dos pneus é de cinco anos.

Existem casos que a idade não é contada do momento da venda, mas sim da produção, já que existe a possibilidade de deterioração desde o momento em que são armazenados.

Como regra, os manuais contêm as determinações dos fabricantes relativas a cada carro específico.

Porém, mesmo sem esta consulta, é possível verificar a identificação na lateral dos pneus. Os quatro últimos anos correspondem a data de fabricação, sendo os dois últimos referentes ao ano e os dois anteriores à semana do ano.

Verifique os desgastes do pneu

Além do prazo, é necessário averiguar algumas condições dos pneus que indicam desgastes que têm como solução a troca. 

A banda de rodagem, ou seja, a parte em contato direto com o solo, é a principal área onde se vislumbram os danos, como por exemplo, furos de pregos, parafusos e pedras.

Faça o teste da moeda

Segundo uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os sulcos dos pneus, aqueles frisos entre as bandas de borracha, podem ter, no máximo, 1,6 milímetros de profundidade.

Um teste prático a ser feito para conferir se ele limite está sendo representado, é conhecido como teste da moeda.

Basta que você pegue uma moeda de um real e coloque-a na área mais grossa do pneu, no centro da banda.

Caso você consiga ver toda a parte dourada, é a hora de trocar os pneus, de imediato. Se conseguir ver apenas um pouco da parte dourada, comece a planejar a troca. Já se não visualizar nada da parte dourada, não é o momento da troca de pneus.

Confira dicas de conservação dos pneus junto com o fabricante para prolongar a vida útil, e siga nossas dicas para que não restem dúvidas quanto ao momento de substituição dos pneus de seu carro!