Veja algumas das principais características do pneu que você precisa conhecer antes de comprar um novo conjunto

Comprar pneus novos pode ser uma experiência assustadora. Você se depara com uma variedade desconcertante de marcas, tamanhos e tipos de pneus para escolher, então é fácil se confundir. 

Mas não se preocupe: este guia vai te mostrar as principais características do pneu de que necessita para fazer a escolha certa para o seu veículo. Confira!

Pressão dos pneus

A pressão do pneu é uma medida de quanto ar está no pneu e é medida em PSI (libras por polegada quadrada). Para verificar a pressão dos pneus, tudo o que você precisa é um medidor de pneu, que pode ser encontrado na maioria dos postos de combustível. 

Normalmente, você pode encontrar a pressão dos pneus recomendada pelo fabricante localizada em um adesivo dentro do batente da porta. 

Números na lateral do pneu

Impresso na lateral está um monte de informações que dizem quase tudo que você precisa saber sobre as características do pneu, desde o tamanho da roda até a classificação de velocidade.

Os números mais comuns que você usará são aqueles em letras grandes que dizem algo como: P225 / 45R17

A letra P no início indica que o pneu se destina a ser usado em um veículo de passageiros (por isso, a letra P). Esta classificação inclui a maioria dos carros, SUVs, pequenas picapes e minivans.

O número 225 indica a largura do pneu (neste caso, é 225 milímetros em seu ponto mais largo).

O número 45 nos diz a medição do perfil, às vezes chamada de relação de aspecto. Se você está comprando pneus de alto desempenho e baixo perfil, esse número é muito importante.

A seguir, a letra R, que você verá em 98% dos pneus vendidos, significa que é um pneu de construção radial.

Finalmente, o último número refere-se ao diâmetro da roda. Em nosso exemplo, este pneu deve ser instalado em uma roda de 17 polegadas.

Índice de carga

O índice de carga indica a capacidade de carga que um pneu pode suportar sem gerar riscos aos motoristas e passageiros.

Por exemplo, se um pneu tem um índice de carga de 92, ele pode suportar cerca de 630 quilos com pressão de ar máxima. Multiplique isso por quatro pneus para obter a capacidade máxima de carga do seu carro. 

Classificação de velocidade

A classificação de velocidade é uma das características do pneu que indica a categoria de velocidade (ou faixa de velocidades) na qual o pneu pode transportar uma carga sob condições de serviço especificadas. 

O sistema de classificação de velocidade usado hoje foi desenvolvido na Europa em resposta à necessidade de controlar o desempenho seguro dos pneus em velocidades padronizadas. 

Uma letra de A a Z simboliza a classificação de velocidade certificada de um pneu, variando de 5 km/h a mais de 300 km/h . Este sistema de classificação descreve a velocidade máxima para a qual um pneu é certificado.