Economia e praticidade são dois dos fatos que levam o brasileiro as scooters

Menos espera nos trajetos e o encarecimento do combustível são alguns dos motivos que levam o brasileiro a se tornarem motociclistas e cair no gostinho pelas scooters, motos automáticas, que tem dominado o país.

A procura por estes modelos aumentaram e muito nos últimos anos. Somente de janeiro a novembro de 2021 mais de 97.713 unidades foram emplacadas, – dados do Abraciclo - o que significa mais de 44% em comparação ao mesmo período no ano anterior. 

O fato do aumento de entregadores de delivery e motofrete, ampliou as novas possibilidades de trabalho, principalmente considerando os últimos dois na pandemia e modelos como scooters se popularizaram em todas as capitais do país.

ACELERAR E FREAR – AS FACILIDADES DE SE PILOTAR E TER UMA SCOOTER

Modelos de motos automáticas, ou mais popularmente conhecidas como scooter, são famosas principalmente pela facilidade de pilotar. Por terem câmbio automático, a pilotagem se concentra no básico acelerar e frear.

Esse é um dos principais motivos de as pessoas se direcionarem a este modelo, pois enquanto as demais motos possuem um sistema de embreagem e pedal de marchas, a scooter tem uma abordagem mais simples. 

Além disso uma das vantagens deste modelo comparado a outras motos é o porta objeto debaixo do bando, que possibilita guardar variadas coisas, como capacete, bolsa, roupas e capa de chuva, por exemplo. Não é um porta-malas, mas já quebra o galho.

TEMPO DE TRAJETO  

Outro fator relevante dentre os motivos para se tornar um motociclista é a diminuição do tempo de trajeto, o que é algo a se considerar, pois nunca tempo foi tão relevante, e pessoas que antes gastavam mais de 1h30 nos trajetos alegam terem diminuído para até 40 minutos.

Além de que com a moto é mais fácil estacionar, e até mesmo se locomover de forma mais hábil em relação aos carros, que muitas vezes demandam muito mais tempo na procura por vagas, com a moto esse tempo diminui drasticamente. 

ECONOMIA NA CERTA

Não podemos deixar de falar do aumento exorbitante em mais de 40% dos combustíveis no último ano. Isso fez com que muitos aposentassem seus carros na garagem, porém como ainda estávamos em pandemia se pedia cuidado redobrado. 

Tudo isso fez com que as pessoas apostassem em modelos de scooter como a Yamaha Neo, que chega a fazer 49 Km/L, uma economia e tanto. Alguns motores inclusive contam com uma tecnologia que desliga o motor em paradas mais longas para economizar combustível.

Sem contar a sensação de liberdade que é pilotar uma moto sem tantos comandos, principalmente para aquele que acabaram de começar, essa é uma das coisas que devemos saber antes de comprar uma moto.

E por fim e muito importante é a consciência com o meio ambiente que estes modelos trazem. Com seus motores modernos e toda a tecnologia empregada no seu desenvolvimento, esses modelos com motores pequenos e o baixo consumo de combustível tornam o consumo consciente um fato.