O mercado vem crescendo gradativamente e diferentes tipos de moto elétrica já estão disponíveis

Em busca de combustíveis mais baratos e menos agressivos ao ambiente, diferentes tipos de moto elétrica vêm aparecendo no país, ainda que de forma discreta, pois mesmo com grandes incentivos de startups, o público ainda tem dúvidas.

E apesar desse crescimento discreto, o interesse vem aumentando de forma expansiva. De maio de 2020 a maio de 2021, a procura aumentou mais de 1.200%.

Isso se dá por diversos fatores, além do interesse do público brasileiro ter aumentado de forma geral por motos, soma-se a isso o aumento significativo da gasolina e por fim o desejo de fugir de horas intermináveis no trânsito ou em transportes públicos.

Mas alguns dos empecilhos para o consumidor final é diferenciar os tipos de moto elétrica disponíveis no mercado e até mesmo um guia para iniciantes das motos, ainda que estas sejam modelos tradicionais.

Um novo mercado e os diferentes tipos de motos elétricas

Apesar de não serem exatamente novas ao redor do mundo, sendo comercializadas desde 1996, as motos elétricas ainda são relativamente novas por aqui e não dominaram o mercado brasileiro. Mas ainda que engatinhando, elas já se fazem presentes.

Elas se dividem basicamente em três modelos, sendo estas motocicletas, scooters ou motoneta e triciclos, quaisquer um destes três exigem que o condutor possua a Carteira Nacional de Habilitação categoria A.

Além do documento os modelos não dispensam o uso de equipamentos essenciais para garantir a segurança na moto, assim como os modelos tradicionais.

Os demais modelos, como e-bikes, patinetes e hoverboards, não necessitam da emissão da carteira, tampouco emplacamento, mas limita a circulação a ciclofaixas e ciclovias.

Os principais tipos de motos elétricas mais procurados e que vem aumentando exponencialmente ao redor do mundo são ainda as motocicletas e scooters.

Motocicletas

Neste modelo o piloto vai montado, assim como nas motocicletas comuns. O motor fica localizado na parte inferior do quadro e possui transmissão por corrente. Esses modelos também possuem maior cilindradas e é possível pegar a estrada.

Scooters

Já nas scooters o condutor vai sentado, com os pés apoiados. Seu motor é acoplado a roda traseira e as baterias sob a plataforma. Ainda tem a vantagem de possuir câmbio CVT, o que dispensa o uso de pedais. É ideal para a cidade.

Vantagens 

O combustível é extremamente barato e a quantidade de manutenção é muito inferior pela quantidade de peças. São extremamente silenciosas e o imposto para esses tipos de motos elétricas costumam ser inferior aos demais modelos.

Desvantagens

São relativamente mais caras, mas é facilmente compensável no combustível e manutenção. Não tem muita autonomia, logo não são indicadas para viagens longas. E a falta de modelos híbridos no país tira um pouco da segurança das pessoas.

Marcas no país

Ainda que as grandes marcas de motos não tenham se lançado no mercado, já existem uma boa quantidade de opções disponíveis, como a Voltz, Shineray, Aima, Super Coco e Muuv, marcas estas predominantemente nacionais e chinesas.

É importante ter atenção com modelos que são vendidos como não sendo registrado no país, portanto não precisam de emplacamento. Nestes casos o risco de apreensão e multa são grandes.