Confira 6 das principais tendências tecnológicas para o agronegócio e veja o que esperar do setor nos próximos anos!

Em 2020, o agronegócio foi um dos únicos setores que conseguiu crescer, mesmo em meio à pandemia. Grande parte desses resultados positivos se deve ao investimento em tecnologia. 

A velocidade de implantação de inovações no setor tem crescido cada vez mais, trazendo aumentos de produtividade e eficiência de processos.

Em 2021, não deve ser diferente. Novas tecnologias e soluções aprimoradas devem contribuir ainda mais para a conquista da agricultura digital. Veja 6 tendências tecnológicas para o agronegócio.

1- Inteligência Artificial e Machine Learning

A Inteligência Artificial (IA) já está ganhando espaço no Brasil e, em 2021, deve se consolidar ao lado do machine learning (aprendizado da máquina). 

Não por acaso, o governo brasileiro anunciou a criação da Rede de Inovação em Inteligência Artificial, que deve investir mais de R$140 milhões em projetos de IA - sendo quase 30% desse total voltado para o agronegócio e o setor automotivo.

2 - Equipamento autônomo

Junto com o avanço da IA, vem a automação de processos. Na indústria, a visão de fábricas com montagem de produtos robóticos já é comum, mas no campo essa tecnologia ainda caminha para uma aplicação prática.

No entanto, não faltam projetos de grandes empresas que querem trazer autonomia ao mercado agrícola por meio de máquinas totalmente automatizadas. 

Equipamentos sem cabines, controlados por meio de computadores ou smartphones, devem ser realidade em breve, resultando em atividades sincronizadas e mais eficientes.

3 - Drones e sensores

Equipamentos como sensores e drones devem se espalhar no campo no próximo ano. Com eles, é possível acompanhar cada segundo do que é feito na área rural e monitorar cada centímetro do plantio.

Um exemplo que tem crescido nesse sentido é o uso de imagens coletadas por drones para detecção de doenças ou pragas em grandes plantações, o que nos permite verificar onde é realmente necessário atuar na aplicação dos insumos. 

4 - Internet das Coisas e Edge Analytics

A Internet das Coisas (IoT) já é tendência no agronegócio, principalmente com sensores e computadores de bordo usados ​​em máquinas agrícolas e conectados à Internet. 

Para 2021, o foco está na especialização dessa tecnologia, o Edge Analytics.

A ideia dessa nova área é analisar os dados coletados no próprio equipamento, sem a necessidade de enviá-los a uma central de processamento. 

Em uma atividade de pulverização agrícola, por exemplo, o uso dessa tecnologia permitiria que dispositivos sensoriais determinassem sozinhos qual área deveria ser pulverizada, usando os dados coletados. A vantagem é a rapidez nas ações.

5 - Aplicativos móveis

Outra das tendências tecnológicas para o agronegócio em 2021 é o uso de smartphones e tablets em integração com soluções existentes no mercado agrícola.

A ideia é que as informações coletadas pelos computadores de bordo, por exemplo, que antes eram transmitidas aos centros de controle, possam ser monitoradas diretamente desses dispositivos móveis. Isso facilitará a gestão e o monitoramento dos processos.

6 - Biotecnologia

Nós segmentamos a biotecnologia agrícola nas seguintes categorias: vegetal e animal. 

As empresas que operam com biotecnologia vegetal estão desenvolvendo safras geneticamente modificadas, microrganismos, fertilizantes e outros tratamentos para manter e melhorar o rendimento das colheitas. 

Já as empresas de biotecnologia animal estão desenvolvendo soluções de biotecnologia para otimizar a saúde e a produção animal, incluindo genética, reprodução, ração e saúde.