Veja o que fazer se você tiver sua CNH suspensa e como recuperar sua carteira de motorista!

Ter a CNH suspensa pode atrapalhar toda a sua vida. Você pode ter problemas para chegar ao trabalho, pegar seus filhos e cumprir tarefas do cotidiano. 

Quando isso acontece, você percebe que o privilégio de dirigir seu veículo pode, sim, ser tirado de você. Portanto, se esse tipo de situação acontecer, confira o que você pode fazer! 

O que é uma CNH suspensa?

Uma CNH suspensa significa que sua licença está temporariamente fora de serviço. 

Quando o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) percebe que o condutor extrapolou os 20 pontos, emite uma carta anunciando a notificação de suspensão.

As carteiras de motoristas podem ser suspensas por vários motivos diferentes, mas aqui estão alguns motivos comuns que acabam gerando pontos na carteira:

  • Violações de mudança relacionadas a álcool ou drogas;
  • Recebendo muitas multas de trânsito;

Em alguns casos, sua CNH também pode ser suspensa indefinidamente sob uma citação de revisão administrativa em alguns estados ou se você tiver uma condição médica que o torne um perigo na estrada.

Ser pego dirigindo com a carteira suspensa acarretará em mais penalidades, incluindo multas e a possível revogação da carteira. Se você estiver em um acidente, uma simples acusação de contravenção pode evoluir para um crime.

Portanto, é fundamental que você saiba o que fazer se algum dia esse tipo de situação acontecer com você ou algum familiar.

Como lidar com a suspensão da carteira de motorista?

Assim que sua CNH for suspensa, não dirija! Pilotar um veículo enquanto sua licença estiver suspensa ou revogada resultará em multas adicionais e um prazo de suspensão ainda mais longo. Isso apenas trará mais prejuízos.

Inclusive, você pode até ter sua licença permanentemente revogada se for pego repetidamente dirigindo.

Consulte um advogado para determinar a melhor maneira de lidar com seu caso. Em algumas situações, você pode conseguir sua licença de volta pagando as multas exigidas. 

Seu advogado também pode determinar se você pode ter direito a privilégios limitados de direção enquanto sua licença estiver suspensa.

Entregue a CNH no DETRAN

Se a notificação do DETRAN informar a suspensão do direito de dirigir, já se esgotaram as fases de recurso, e não há nenhuma multa a ser anulada, entregue a CNH no DETRAN para início do prazo da suspensão.

Feito isso, você deve cumprir o prazo estabelecido longe da direção. 

Esse período, quando o motivo da suspensão for o número de pontos no prontuário (igual ou superior a 20), pode variar de 6 meses a um ano. No caso de reincidência no período de 12 meses, o prazo passa a ser de 8 meses a 2 anos.

Faça a Reciclagem

Para recuperar a CNH suspensa ou cassada, o condutor precisa fazer o curso de reciclagem determinado pelo Detran de seu Estado.

Dessa forma o condutor pode reaver o seu direito de dirigir, conforme previsto no código de trânsito.