Veja como o uso de tecnologia está transformando as atividades no campo com o conceito de smart farms!

 

Quando você pensa em tecnologia, provavelmente não a associa à agricultura logo de cara. No entanto, ela está se tornando parte integrante do futuro deste setor. Os avanços tecnológicos trouxeram um novo ramo da agricultura, e um deles é o conceito de “smart farms”.

 

De drones a imagens de satélite e tecnologia de sensores, o setor agrícola está mudando de maneira notável. As inovações estão remodelando a maneira como a agricultura é feita. 

 

Neste artigo, fornecemos definições de diferentes fontes para ajudá-lo a resolver a terminologia da agricultura moderna.

O QUE SÃO “SMART FARMS?”

As smart farms representam simplesmente o uso da tecnologia para coletar dados para criar uma fazenda “inteligente”.

 

Diferentes dispositivos de IoT (Internet das Coisas), como sensores de umidade, que coletam dados sobre o conteúdo do solo e enviam aos sistemas de irrigação da fazenda, mantêm a fazenda conectada e eficiente. 

 

Não apenas o agricultor pode ver estatísticas em tempo real sobre a fazenda, mas outros dispositivos podem coletar os dados e tomar decisões inteligentes de maneira autônoma.

CASOS DE USO DA IOT NA AGRICULTURA

Existem muitos tipos de sensores de IoT para as smart farms, bem como diversas aplicações de IoT na agricultura em geral:

MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

Provavelmente, os gadgets agrícolas inteligentes mais populares são as estações meteorológicas, combinando vários sensores agrícolas inteligentes. Localizados em todo o campo, eles coletam vários dados do ambiente e os enviam para a nuvem. 

 

Os dados fornecidos podem ser usados para mapear as condições climáticas, escolher as culturas apropriadas e tomar as medidas necessárias para melhorar sua capacidade (ou seja, agricultura de precisão).

MONITORAMENTO E MANEJO DE GADO

Assim como o monitoramento do clima, existem sensores que podem ser conectados aos animais. O rastreamento e monitoramento de gado ajudam a coletar dados sobre saúde, bem-estar e sua localização física.

 

Por exemplo, esses sensores podem identificar animais doentes, para que os agricultores possam separá-los do rebanho e evitar a contaminação. 

AGRICULTURA DE PRECISÃO

A agricultura de precisão tem tudo a ver com eficiência e na tomada de decisões precisas baseadas em dados. É também uma das aplicações mais difundidas e eficazes da IoT na agricultura.

 

Ao usar sensores, os agricultores podem coletar uma vasta gama de métricas em todas as facetas do microclima e ecossistema do campo: iluminação, temperatura, condição do solo, umidade, níveis de CO₂ e infecções por pragas. 

DRONES AGRÍCOLAS

Talvez um dos avanços mais promissores da agritech seja o uso de drones agrícolas

 

Além das capacidades de vigilância, os drones também podem executar um grande número de tarefas que antes exigiam mão de obra humana: plantar culturas, combater pragas e infecções, pulverização agrícola, monitoramento de culturas, etc.

AS FAZENDAS DO FUTURO

As facilidades alcançadas pelos sensores, câmeras, drones e outros dispositivos estão possibilitando aos agricultores atingir um nível de controle sem precedentes. Isso acaba fomentando um ecossistema inovador cada vez mais forte.

 

Portanto, as fazendas inteligentes tem um potencial real de transformar o setor agrícola em algo muito mais produtivo e sustentável, tendo como base a precisão, a eficiência e a conectividade.