Veja o que esperar do setor da agricultura 2021 e como a economia brasileira pode crescer durante esse ano!

O Brasil deve registrar uma safra recorde de cereais, leguminosas e oleaginosas neste ano, de acordo com estimativas de janeiro do IBGE. O país deve produzir 262,2 milhões de toneladas, alta de 3,2% em relação ao ano passado.

Isso sinaliza que o cenário do setor da agricultura 2021 parece muito promissor.

A alta dos preços das commodities no mercado internacional impulsiona os investimentos na produção de grãos, principalmente milho e soja. Além disso, a pandemia fez com que o consumo interno aumentasse e fez com que os preços de alguns grãos disparassem.

Os produtores de soja brasileiros continuarão a receber apoio da moeda doméstica fraca, alimentando o boom das exportações. A demanda doméstica por oleaginosas também deve crescer, com o aumento do consumo de óleo e farelo.

Continue lendo e entenda um pouco mais sobre o que esperar do setor agrícola!

Boas expectativas para o setor da agricultura 2021

Os números comprovam que o setor rural vive uma bonança. As exportações em 2020 chegaram na casa dos 100 bilhões de dólares, cerca de 4% a mais do que no ano de 2019.

Para se ter uma ideia, a agricultura brasileira foi responsável por quase metade das exportações totais do país.

Uma das grandes responsáveis por esses números tão positivos foi a ministra Tereza Cristina, que é uma das figuras mais populares do setor. Desde que assumiu o cargo no início de 2019, ela tem sido o principal nome no que diz respeito a buscar novas parcerias comerciais internacionais.

Para se ter uma ideia, o Brasil abriu mais de 60 novos mercados em mais de 25 países para seus produtos agrícolas. Entre os novos mercados consumidores, podemos citar os seguintes:

  • EUA (carne fresca);
  • Índia (frango);
  • Coreia do Sul (peixe).

Além dos esforços internos para melhorar a agricultura 2021, alguns especialistas dizem que uma série de fatores externos também contribuíram para esse momento positivo. Esse é o caso do dólar forte e do aumento das importações da China, por exemplo.

China: maior parceiro do agronegócio do Brasil

A China é um dos principais consumidores da produção agrícola do Brasil. Apenas como referência, o país compra mais da metade da carne e da soja que o Brasil vende no exterior, e é uma importante peça no cenário positivo do setor da agricultura 2021.

Manter essa parceria funcionando é uma prioridade do governo brasileiro, uma vez que ela é responsável por grande parte dos resultados no PIB nacional. Tanto que um dos objetivos para esse ano é estreitar ainda mais o relacionamento entre essas duas nações.

Essa é a melhor forma de garantir que as projeções econômicas positivas se tornem realidade.

Brasil e China são duas economias que se complementam. O Brasil é uma fábrica de alimentos e a China, com o aumento da classe média consumidora, precisa desses alimentos.