Veja o que esperar do PIB do agronegócio para o fim do ano e as expectativas para 2021!
Apesar da situação indesejável causada pela pandemia do novo coronavírus, as expectativas de fim ano para o cenário agrícola parecem ser positivas.
De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), houve um aumento na projeção do PIB do agronegócio deste ano. A pesquisa revela que o salto foi de 1,6% para 1,9%.
Em contrapartida, o crescimento estimado para 2021 diminuiu de 2,4% para 2,1%. Pelo menos foi essa a conclusão do Grupo de Conjuntura da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea.
CRESCIMENTO INESPERADO
A base utilizada como referência para a mudança nas projeções foram as seguintes:
- As novas estimativas do PIB do agronegócio divulgadas pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do mês de outubro, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
- As projeções para a pecuária a partir dos dados das Pesquisas Trimestrais do Abate, Produção de Ovos de Galinha e Leite, também do IBGE.
Outras previsões do IPEA para o cenário agrícola incluem:
- Possível alta de 3,9% no valor adicionado da lavoura em 2020, mas queda de 1,5% no da pecuária;
- Áreas de silvicultura, pesca e aquicultura devem ter redução de 6,4%.
- Para o ano de 2021, a revisão para baixo no PIB do agronegócio foi resultado do aumento da base de comparação, já que houve melhora no resultado esperado para 2020.
AS PRÓXIMAS SAFRAS SERÃO POSITIVAS
.png)
Com a mudança positiva para o saldo de 2020, as estimativas para os resultados das próximas safras de soja e milho também se tornaram mais otimistas. Tanto que haverá uma antecipação de parte da safra do início do próximo ano para o fim deste ano.
Já no caso de 2021, foram utilizadas as projeções do primeiro levantamento do Boletim de Grãos da Safra 2020/2021 da Conab e do Boletim de Lavoura da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
No momento, as previsões do IPEA para o ano que vem consideram as seguintes projeções:
- 
Crescimento de 1,8% no valor adicionado da lavoura, puxado por novas safras recordes de soja (7,1%) e milho (2,6%). 
- 
Na pecuária, a expectativa é de crescimento de 3,9%, com contribuição positiva de todos os segmentos: bovinos, frango, suínos, leite e ovos. 
Outro detalhe importante é que todas as projeções do PIB do agronegócio para 2021 ainda estão em suas fases preliminares, uma vez que foram baseadas nas primeiras informações reveladas pela Cona e FAO.
Uma vez que o IBGE divulgue o primeiro prognóstico para o começo do próximo ano, as projeções podem sofrer novas alterações.
 
     
    
 
							 
             
                                                     
                                                     
                         
                         
                         
                        