Descubra o que são os pneus de listras coloridas e veja se isso pode afetar seu veículo de alguma forma!

Você, que acabou de fazer uma troca de pneus e percebeu que neles existem algumas listras coloridas na banda de rodagem, deve ter se perguntado: “o que é isso? O que significam?”

Seriam essas linhas algum recurso importante para os consumidores ou apenas itens decorativos?

Se por acaso você também faz parte do grupo de pessoas que possuem essa dúvida, continue lendo e descubra o que são os pneus de listras coloridas.

Você precisa se preocupar com pneus de listras coloridas?

A resposta curta é que você não precisa se preocupar com pneus de listras coloridas em seu veículo. Na verdade, eles são a única parte do pneu que você realmente não precisa inspecionar. 

As listras são apenas para fabricantes de pneus.

O controle adequado do estoque é importante em todo o processo de produção e distribuição de pneus. Diariamente, as fábricas produzem milhares de unidades e, portanto, surgiu a necessidade de um sistema adequado de marcação. 

Ele foi desenvolvido para ajudar os fabricantes e distribuidores a evitar erros caros. 

Basicamente, essas faixas coloridas são os códigos alfanuméricos que indicam com precisão várias características de um determinado modelo, como tamanho, tipo de pneu e outros parâmetros.

Que informações são indicadas pelas listras?

As listras são importantes apenas do ponto de vista da planta de produção. Eles facilitam o trabalho dos profissionais e funcionários da fábrica. Os usuários médios de automóveis não precisam se preocupar com o significado.

Tanto que as listras desaparecem após alguns dias de uso do pneu.

Os símbolos, listras ou linhas estão associados a uma fábrica específica onde o pneu foi produzido. Pode acontecer que um modelo do mesmo tamanho seja marcado com listras de cores dispostas de forma diferente, por isso não se preocupe se depois de receber a entrega perceber que um dos pneus tem marcação de cor diferente dos outros. 

As listras desaparecem após alguns dias de uso do pneu.

Qual é o significado dos pontos marcados nos pneus?

Pontos coloridos na lateral da banda de rodagem também são importantes apenas para os fabricantes, assim como no caso das listras. Dependendo do fabricante específico, eles podem informar diversas coisas:

  • A deflexão máxima da força radial variável;
  • Posição da válvula;
  • Aprovação no teste de qualidade.

A qualidade do pneu afeta sua experiência de direção

Muito além de ser um item obrigatório para os carros, é fundamental escolher os pneus com cautela, já que as influências são diretas para o seu desempenho e até mesmo para a experiência obtida ao dirigir.

E agora que você já descobriu o que são os pneus de listras coloridas, pode se dedicar 100% à manutenção adequada do seu veículo.

Dada a relevância da qualidade dos pneus, sempre opte pelos de melhor qualidade. Ao se atentar a isso quando for comprar pneu de carro, você obterá os melhores resultados possíveis com o seu automóvel!