Boas oportunidades de crescimento: confira profissões no agronegócio que estão em alta

Mesmo com as dificuldades econômicas enfrentadas nos últimos anos, as profissões no agronegócio não param de crescer e tendem a gerar boas oportunidades para os que nelas se especializarem.

Segundo o estudo “Profissões Emergentes na Era Digital: Oportunidades e desafios na qualificação profissional para uma recuperação verde”, novas carreiras no agronegócio gerarão quase 180 mil novas oportunidades de emprego nos próximos dois anos.

Entretanto, esse mesmo levantamento apontou que cerca de 33 mil pessoas serão qualificadas para preencher tais vagas. Isso significa que haverá uma defasagem superior a 82%.

Se você se interessa pelo setor e pensa em formar uma carreira, continue a leitura para descobrir com qual das profissões no agronegócio você mais se identifica. 

Profissões no agronegócio: conheça as melhores opções

homem no campo

Além das carreiras mais tradicionais, como técnico em agropecuária, agrônomo, zootecnista, médico veterinário e técnico em agronegócio, veja a seguir quais são as carreiras mais promissoras da área. Confira!

Engenheiro de Aplicação e Suporte

Esse profissional é o responsável por estimular o elo técnico entre a empresa e o cliente, de modo que desenvolve soluções de automação, com o objetivo de garantir que as máquinas e os equipamentos agrícolas tenham o melhor desempenho possível.

Coordenador de Manutenção

Entre as profissões no agronegócio, a responsável pela garantia da disponibilidade dos equipamentos industriais é a do coordenador de manutenção. O trabalho tem o foco na manutenção preventiva, através do gerenciamento de custos e recursos de pessoas.

Gerente de território/ Gerente Vendas

A função desses profissionais é buscar por soluções e equipamentos que possam melhorar o desempenho do cliente, além de direcionar as estruturas de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, atentos às necessidades que o mercado tem.

Gerente de Produto e/ou assuntos regulatórios

As principais atribuições são aprimorar as áreas de negócios, desenvolver novos produtos e melhorar o desempenho operacional. É necessário vasto conhecimento sobre a empresa, seus clientes e leis e regulamentos.

Operador de drones

Saber operar drones na agropecuária é um grande diferencial, pois eles permitem que os dados como doenças, localização de animais, tamanho dos hectares e muitos outros sejam coletados com facilidade.

Técnico em agricultura digital

A função dessa profissão no agronegócio é melhorar a produção através da tecnologia da digitalização.

Agricultor urbano

Em resumo, esse é o profissional responsável por acompanham a evolução do cultivo dos alimentos em cidades grandes.

Engenheiro agrônomo digital

O engenheiro agrônomo digital possui conhecimento tanto de engenharia agronômica quanto agricultura digital e é capaz de projetar as novas fazendas de acordo com as novas tecnologias.

Técnico em agronegócio digital

Atua em negócios e seu foco está no uso de TICS, de forma a considerar todos os elementos do campo.

Cientista de dados agrícolas

Esse é o profissional que tem conhecimento do mercado agrícola, softwares, plantio e geoprocessamento.

Engenheiro de automação agrícola

Muito em alta também estão os engenheiros de automação agrícola, pois conhecem as tecnologias de automação, os processos agrícolas, o trabalho remoto e a conectividade.

 

Se interessou por alguma dessas profissões no agronegócio? Se especialize e realize seu sonho!