Manutenção de pneus agrícolas: entenda como a troca influencia diretamente na produtividade da lavoura

Desde a Revolução Industrial do século XVIII, as atividades sofrem influências diretas pela mecanização. No setor da agricultura, em muito esta tecnologia está atrelada a produtividade da lavoura.

Os produtores contam com a ajuda de um vasto maquinário para atingir elevados níveis de produtividade, como por exemplo semeadeiras, adubadeiras, colheitadeiras, tratores, pás carregadeiras e outros.

Contudo, de nada adianta possuir uma variedade de máquinas se estas não forem constantemente revisadas para sempre estarem em condições perfeitas para o uso. Essas variações vão desde os sistemas mecânicos, elétricos e até mesmo os pneus.

Os pneus das máquinas agrícolas são os responsáveis pela interação do maquinário com o solo em que ocorre o plantio, sendo então, por este motivo, essencial que estejam sempre alinhados para garantir boa performance, vida útil e claro, auxiliar na produção.

Entenda abaixo como a manutenção preventiva dos pneus interfere na produtividade da lavoura.

Impacto da manutenção dos pneus na produtividade agrícola

Os pneus quando estão nas corretas condições de uso, ou seja, calibrados, com lastro e bitola corretos, favorecem diretamente no bom funcionamento e na vida útil de todos os componentes da máquina agrícola.

Isto é, um pneu com manutenção feita adequadamente interfere na embreagem, nas transmissões, nos eixos, na redução do consumo de combustível, no melhor desempenho e no conforto da operação, logo, na produtividade da lavoura.

Como os pneus afetam a produtividade da agricultura?

São muitas as variáveis dos pneus que afetam a produção. Confira as principais.

Tipo de pneu

Assim como os carros são diferentes e possuem pneus diferentes, o mesmo ocorre com as máquinas agrícolas. Os tipos variam entre diagonal, radial, alta flutuação, implemento, fora de estrada, industrial e florestal.

Qualidade

Mesmo que um produto tenha características iguais, a qualidade pode ser diversa. Quanto mais qualidade um pneu apresentar, mais tempo poderá ser usado, mantendo as condições ideais e aumentando a produtividade da lavoura.

Altura das garras

As garras dos pneus dependem do tipo de solo em que o maquinário irá atuar. Isso porque a tração precisa ser suficiente para suportar os desníveis da terra, sob o risco de não atingir a produção esperada.

Calibragem

A calibragem dos pneus interfere na dirigibilidade da máquina, devendo seguir expressamente as orientações do fabricante. A variação da pressão, seja para mais ou para menos, é capaz de deformar os pneus.

Consumo

Ainda, o consumo do combustível também está ligado a calibragem dos pneus, o que acarreta mais tempo de operação e na produtividade da lavoura.

Qual o momento em que deve ser feita a troca do pneu?

A melhor forma de conferir se é o momento de trocar os pneus, é através da profundidade dos sulcos, frisos e barras.

Isto é, quando se tem que o desgaste corresponde a mais do que 25% do tamanho original, é hora de realizar a troca.

Existem aplicativos de gestão agrícola que definem alertas para a manutenção periódica para auxiliar o agricultor, como por exemplo, o Aegro.

 

Busque sempre pelas orientações do fabricante e tenha em mãos a tecnologia ao favor de sua lavoura!