Descubra qual é a relação entre a primavera e plantio de grãos e veja os impactos dessa estação na rotina da fazenda!

Uma estação que pode criar oportunidades e também desafios para os produtores agrícolas em todo o planeta é a primavera. 

Entender os possíveis impactos na fazenda é o primeiro passo para estar pronto para enfrentar cada um dos desafios dessa estação produtiva e próspera.

Um bom exemplo são as mudanças no padrão de precipitação, que afetam o tempo e o sucesso das operações de manejo e do crescimento da safra. Aproveite a leitura e descubra um pouco mais sobre a relação entre a primavera e plantio de grãos!

O tempo esquenta e os animais voltam aos pastos

Depois de um longo inverno dentro de casa, o gado dá boas-vindas à oportunidade de estar ao ar livre em temperaturas amenas de primavera. 

Antes de deixar o gado nas pastagens e currais, no entanto, as cercas devem ser inspecionadas e reparadas. Quando o gado está ao ar livre, galpões e celeiros podem ser limpos e consertados conforme necessário.

Os campos são arados e as safras plantadas

A primavera requer agilidade para colocar as plantações no solo antes que as ervas daninhas assumam o controle, e estabelecer as plantações rapidamente é essencial. 

Pode ser necessário trabalhar no campo com estrume ou outro fertilizante e pode ser necessário testar o solo para garantir as melhores condições para as colheitas planejadas. 

As ferramentas e equipamentos devem estar em perfeitas condições para cuidar dos campos, e as árvores frutíferas podem precisar de poda antes de florescer.

Uso de mudas para garantir o rendimento

Dependendo das condições do ambiente, algumas sementes precisam ser plantadas em estufas para garantir seu desenvolvimento inicial. 

Isso pode aumentar drasticamente o rendimento das colheitas e permitir uma melhor diversidade das safras. 

O uso de estufas ou instalações temporárias é essencial para dar o melhor cuidado às sementes jovens, e elas precisarão ser transplantadas à medida que a estação atingir suas necessidades de crescimento.

Animais jovens nascem

Os rebanhos e manadas de gado sempre aumentam na primavera à medida que os animais jovens nascem e, embora esse crescimento seja bem-vindo, também significa trabalho adicional. 

As fêmeas grávidas e lactantes devem ser monitoradas cuidadosamente para garantir que não estejam sofrendo de complicações pós-parto, e os recém-nascidos devem ser examinados quanto à saúde adequada. 

As fontes de alimentos podem precisar de ajustes para fornecer a nutrição adequada para os diferentes estágios da vida.

A seiva está aumentando

Embora a extração de seiva seja uma arte em extinção para muitos agricultores, ainda há um nicho de mercado saudável para esse tipo de produção, e algumas operações comerciais funcionam bem com a seiva como cultura. 

As árvores precisam ser tratadas com cuidado para a melhor produção, e o processo deve ser seguido de perto para os melhores resultados ou a safra inteira pode ser perdida.

Uma estação agitada

A primavera e plantio de grãos estão intimamente conectados. 

O principal destaque é o fato de ser uma estação agitada para os agricultores, com muitas tarefas a serem realizadas e um clima imprevisível. 

Saber quais tarefas estão à frente é a melhor maneira de se preparar. Um planejamento adequado garantirá uma temporada produtiva e saudável!