Quem possui moto ou qualquer outro veículo, sabe que o pneu é uma das partes essenciais para o bom funcionamento, não é mesmo? Mas você que é motociclista, sabia que existe prazo de validade de pneu de moto?

Quando um fabricante especifica uma data de validade para seu produto, isso significa que a passagem do tempo afetará o material o suficiente para além desse período, ele não atinja sua finalidade.

Se o produto ultrapassou o prazo de validade, significa que perdeu suas características e desempenho originais. Isso também acontece com os pneus de moto.

O prazo de validade do pneu de moto recomendado é de 5 anos. Obviamente, ele não irá se desfazer totalmente após este período de tempo, mas haverá um processo de degradação, o que pode representar um risco para o motorista e para o garupa.

Depois desse tempo, não é recomendável utilizá-lo porque a borracha seca, perde flexibilidade, apresenta microfissuras e tem tendência a estourar.

Mas lembre-se bem que apesar desses 5 anos estipulados, o prazo pode ser diminuído por conta da maresia, por exemplo. Então, caso você more em lugar que tenha praia, a atenção deve ser redobrada!

Como você pode encontrar o prazo de validade de pneu de moto?

Normalmente não tem uma data específica para indicar em que dia do mês e ano você pode usá-lo. 

Olhando pelo lado do pneu, você verá uma série de números e letras. Cada um desses números indica o tipo de construção, as características de desempenho e os limites de peso e velocidade do produto.

Na lateral da borracha, você encontrará a sigla DOT, que significa “Departamento de Transporte”, e identifica o órgão que determinou o tipo de marcação do pneu.

Ao lado dessas três letras, você verá uma série de 11 letras e números. Os últimos quatro dígitos são sempre números, indicando a data em que o pneu foi fabricado.

Suponha que os últimos 4 dígitos sejam 4214. Os primeiros dois dígitos indicam a semana de fabricação e os dois últimos dígitos indicam o ano. Em outras palavras, o pneu exemplificado foi fabricado na 42ª semana de 2014.

Se você não fizer a troca dentro do prazo de validade do pneu de moto, saiba que está correndo riscos, pois o material perde a aderência e é mais propenso a furos e bolhas podendo estourar a qualquer instante. 

Além desses riscos, se você insistir em rodar por aí com o pneu vencido, pode receber multa, por trafegar e conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança. A infração é grave e cabe até mesmo retenção.

Uma dica: troque os pneus aos pares, nunca apenas um!

Isso porque se você trocar a parte traseira que sempre desgasta mais e deixar a parte dianteira, sua moto ficará instável e a roda dianteira será apoiada no pneu gasto, o que trará um grande risco de acidente.

Por isso, é sempre recomendável usar os pneus de acordo com as especificações estipuladas pelo fabricante da moto e também prestar atenção ao prazo de validade!