Conheça alguns dos principais problemas que podem causar barulho no freio do carro e o que eles podem significar!

Barulho no freio do carro ou comportamentos estranhos de frenagem devem servir como um aviso de que um dos sistemas mais essenciais em seu veículo está funcionando incorretamente. 

É muito comum que os motoristas ignorem ruídos menores ou irregularidades por muito tempo. 

Mas eventualmente, você pode acabar em uma situação em que seu carro precise de um conserto que é muito mais caro do que seria de outra forma. Pior ainda, o veículo não consegue parar em uma situação de emergência, causando um acidente que poderia ter sido evitado. 

Aqui está um resumo dos principais ruídos e o que podem significar

Barulho de chocalho

O barulho no freio do carro é uma preocupação comum para os motoristas. Na maioria das vezes, o ruído do freio acontece quando você solta o pedal. 

De repente, você pode ouvir um barulho. Normalmente soa como um chocalho feito ao sacudir uma lata de tinta spray. 

A causa mais comum desse ruído são as pastilhas, e tudo bem. As pastilhas de freio podem chocalhar às vezes devido à expansão do calor, especialmente se foram instaladas sem calços. 

Lembre-se de que esse chocalho não deve ser consistente e nunca deve acontecer enquanto você estiver com o pé no pedal do freio. Em qualquer uma dessas condições, você deve verificar os freios. Pode ser o sinal de um problema sério.

Barulho de raspagem

Quando os freios estão fazendo um barulho alto de raspagem quando você pressiona o pedal, isso quase sempre é causado pelo contato do disco do rotor com parte do compasso. Geralmente é devido ao desgaste extremo das pastilhas ou rotores do freio. 

Se você esperar até que os freios parem antes de fazer a manutenção, você ficará em uma situação pior. Eles exigirão um reparo muito mais caro. 

Rangidos

barulho no freio

Seus freios rangem frequentemente durante o uso normal? Antes de tentar algumas suposições elaboradas, pergunte-se quando foi a última vez que você trocou as pastilhas de freio. 

Se você nunca trocou as almofadas e seu carro não é novo, um som de rangido pode indicar que é hora de um novo conjunto.

O indicador de desgaste da pastilha de freio na maioria dos carros é feito de aço. Quando atinge o rotor, você ouve um rangido ou som de raspagem. Pastilhas gastas são ineficazes e perigosas para conduzir. 

Se você ouvir este barulho no freio do carro, é hora de fazer o serviço. Um mecânico de automóveis qualificado pode inspecionar as pastilhas quanto ao desgaste e substituí-las.

Vibração

Seus freios sacodem ou vibram? É possível que um rotor gasto ou empenado seja o culpado. Isso cria uma superfície irregular que não permite que o freio entre em contato total com o rotor. 

Novamente, você precisará de um mecânico qualificado para reparar esse problema. 

Nunca tente ajustar ou mover o rotor ou as pastilhas de freio por conta própria. Isso pode levar a mais problemas ou uma situação perigosa.