Veja quais são os principais benefícios do uso de gps na agricultura e como os agricultores podem aproveitar essa tecnologia!

Agricultura de precisão é um termo usado para descrever o processo de otimização da produção de alimentos por meio do aproveitamento de tecnologia e dados. 

Esse ciclo de feedback de observação, coleta de dados, análise e aplicação permite que os agricultores façam mais com menos - mantendo ou até aumentando a eficiência enquanto reduz os insumos e os custos

E um dos pilares responsáveis pelo crescimento desse novo formato foi o uso da tecnologia GPS na agricultura, que se desdobrou nos últimos anos e provou ser uma mudança no jogo em mais de uma maneira. Veja os principais benefícios que o agricultor pode obter!

1 - Marcação precisa de territórios

Um dos usos mais comuns do gps na agricultura é na modalidade de “cerca virtual”. Quando um dispositivo cruza essa “cerca”, uma resposta é acionada. 

Essas marcações ajudam os agricultores a marcar áreas que requerem cuidado (fertilização ou colheita), identificar locais que foram tratados com pesticidas ou são considerados áreas de crescimento orgânico e isolar terras onde o gado pode estar pastando para evitar acidentes ou ferimentos com animais de fazenda.

2 - Rastreamento de equipamentos agrícolas

A vasta área plantada usada na agricultura pode tornar o rastreamento de veículos e equipamentos agrícolas caros uma tarefa desafiadora. 

Dispositivos de rastreamento GPS e soluções de gerenciamento de frota facilitam a identificação de onde os implementos e equipamentos estão localizados. 

Digamos que uma grande tempestade esteja prevista para passar por parte de sua terra; você pode verificar se algum de seus ativos está em perigo e movê-los, se necessário, para evitar danos.

3 - Proteção contra roubo

Através de rastreamento GPS na agricultura, casos de roubo podem ser reduzidos de forma simples e bastante prática.

Você não apenas saberá sempre onde seus veículos e equipamentos estão, se algum for roubado, a recuperação é muito mais fácil, pois as autoridades podem acompanhar o rastreamento GPS.

4 - Otimização das rotas agrícolas

Quando você está cuidando de uma grande quantidade de terreno, ser eficiente pode ser difícil, com motoristas e operadores sempre tendo que saber exatamente o caminho certo a seguir. 

Com o rastreamento por GPS para equipamentos agrícolas, a navegação se torna uma coisa fácil e ágil. Agora, você pode manter um registro das terras que já foram tratadas para que os profissionais do campo não percam tempo com terras que já foram tratadas. 

5 - Durabilidade dos equipamentos agrícolas

Os fazendeiros podem prolongar a vida útil de seus maquinários usando sistemas baseados em GPS na agricultura para gerenciar proativamente a manutenção do equipamento por meio do rastreamento das horas do motor. 

Além disso, monitorar informações cruciais de diagnóstico de veículos e equipamentos pode ajudar a identificar problemas potenciais desde o início, para que possam ser atendidos mais cedo ou mais tarde. 

Isso reduz reparos caros e ainda aumenta a vida útil dos equipamentos da fazenda