Veja como saber qual é o tamanho do aro e tipo de pneu mais adequados para o seu veículo!

Instalar os pneus certos é importante para o desempenho geral e a segurança de seu veículo. A escolha deve refletir as condições em que você dirige e suas preferências de resposta e manuseio do carro. 

Felizmente, determinar o tamanho correto do aro e tipo de pneu é bastante simples. Confira!

Onde encontrar as informações sobre o pneu?

Não importa o veículo que você dirige, encontrar o tamanho do aro e tipo de pneu recomendado pelo fabricante deve ser fácil. O melhor lugar para começar a procurar é no manual do proprietário.

Um detalhe importante é que você vai precisar interpretar as informações corretamente para ter uma noção exata sobre seu pneu, visto que ela parece algum tipo de “código secreto”…

Como interpretar as informações do pneu?

Vamos dar uma olhada no que cada número ou letra representa, um por um, na ordem em que aparecem nos dados de tamanho do pneu. Usaremos este tamanho de pneu como exemplo: P225 / 70R16 91S

As letras “P” e “LT”

Para a maioria dos veículos, você verá a letra “P” antes do início da sequência numérica: P225 / 70R16 91S. 

O “P” é a abreviatura de “Passenger Car”, que é uma designação da Tire and Rim Association para um tipo de pneu de automóvel de passageiros. 

No caso dessa categoria, você ainda pode encontrar os seguintes tipos de pneus:

  • ON-ROAD (predominante em asfalto)
  • OFF-ROAD (utilizado em estradas de terra e lama)
  • MISTO (ideal para os dois tipos de solo)
  • PNEUS VERDES (ecológicos)

Se você vir “LT” em vez de “P”, é porque precisa de pneus de “caminhão leve” - ​​“LT” é a abreviatura de “Light Truck”.

Da mesma forma, “T” significa “temporário” e é para seu pneu sobressalente. Se você vir “ST”, significa “Special Trailer”.

Largura

O primeiro número que aparece nas informações do tamanho do pneu é a largura, em milímetros, dos pneus corretos para o seu veículo: P225 / 70R16 91S.

A largura do pneu sempre se refere à medida de uma parede lateral a outra. Assim, um pneu com a medida “P225” é para um veículo de passageiros e tem uma largura nominal de 225 milímetros.

Proporção

Após a marca de barra, o próximo número que você vê é para a proporção do pneu, que essencialmente diz a você a altura do perfil do seu pneu: P225 / 70R16 91S. As relações de aspecto são fornecidas em porcentagens. 

Os fabricantes de pneus calculam a proporção dividindo a altura de um pneu fora do aro por sua largura. Se um pneu tem uma proporção de 70%, isso significa que a altura do pneu é 70% de sua largura.

Construção

Após a proporção, vem uma letra que indica o tipo de construção interna que mantém a estabilidade do seu pneu: P225 / 70R16 91S.

Existem dois tipos de construção que você pode ver na parede lateral de um pneu:

R - Radial

D - Diagonal

Diâmetro do aro

O próximo número é o código do diâmetro, em polegadas, do aro no qual o pneu pode ser montado. Por exemplo, um pneu com P225 / 70R16 91S caberia em um aro com diâmetro de 16 polegadas.

Analisar esse código é a maneira mais segura de descobrir o tamanho do aro e tipo de pneu, uma vez que essa informação vem diretamente dos fabricantes.

Agora você já sabe como fazer a melhor escolha, pode contar com a Big Tires na hora de comprar seu próximo conjunto de pneus!