Entenda mais sobre pneu perfil baixo e como ele pode afetar a performance do seu veículo!

 

Se você tem procurado carros usados ​​para venda ou deseja comprar pneus novos para seu carro, talvez tenha se deparado com a frase 'pneu perfil baixo'. Mas o que isso significa?

 

Bem, obviamente se refere aos pneus do seu carro e se refere ao tamanho das paredes laterais do pneu em relação à banda de rodagem que entra em contato com a estrada.

 

Se um pneu tiver um perfil baixo, isso significa que a parede lateral é mais rasa do que o normal e geralmente significa que o pneu está montado em uma roda de aro maior

QUEM USA PNEU PERFIL BAIXO?

Os pneus de perfil baixo com rodas grandes costumam ser reservados para modelos de alto desempenho em uma nova linha de carros, embora nada impeça os proprietários de utilizá-los em veículos comuns.

 

Mas por que você deseja adicionar pneus de baixo perfil ao seu carro? 

 

Bem, é uma maneira econômica de dar a um modelo comum uma aparência mais nítida. 

 

Um conjunto de ligas de maior diâmetro e brilhantes equipadas com pneus de baixo perfil pode melhorar a aparência de qualquer carro, especialmente se ele veio originalmente com rodas de aço e acabamentos de plástico baratos.

PRÓS E CONTRAS DO PNEU PERFIL BAIXO

Além de adicionar um visual mais esportivo, os pneus de baixo perfil podem melhorar o manuseio do carro. As paredes laterais mais curtas não são tão flexíveis quanto nos pneus de perfil alto, o que significa que o carro não rola e balança tanto. 

 

Isso aumenta a aderência e a eficácia da suspensão em manter o carro estável nas curvas.

Isso pode ter efeitos benéficos para o desempenho do carro, já que a aderência extra significa que um carro pode fazer uma curva mais rápido, mas a desvantagem disso será uma condução mais firme sobre as lombadas. 

 

A parede lateral do pneu atua como parte da suspensão do carro e, se houver menos parede lateral e uma menor almofada de ar para absorver os solavancos, esses choques serão transmitidos pelas rodas e suspensão para a cabine, tornando a viagem mais desconfortável para os passageiros. 

 

A questão é se você pode tolerar essa firmeza extra em busca da aderência adicional que os pneus proporcionarão. 

 

Se você está aumentando o tamanho do pneu em 2 ou 3 centímetros, pode não ter um grande efeito em absorver os solavancos, mas se você estiver aumentando o tamanho em cinco ou sete centímetros, provavelmente notará a diferença. 

 

E se os solavancos forem graves - especialmente em buracos - então há um risco maior de o pneu ou a roda sofrerem danos, já que um perfil baixo não tem tanta capacidade de absorver o impacto quanto um pneu padrão.

 

Em resumo, podemos listar as vantagens e desvantagens da seguinte forma:

 

Vantagens:

  • Aparência aprimorada

  • Melhor manuseio

  • Mais aderência para desempenho extra

 

Desvantagens:

  • Redução da qualidade do passeio

  • Aumento de custo

  • Menos proteção para rodas e suspensão

 

Se você estiver ciente desses pontos apresentados acima, pode tornar sua decisão de compra de um pneu perfil baixo muito mais assertiva!